antonio braz
Telefone: (18) 4101-1143 • (18) 3223-9880
Emails: contato@antoniabraz.com.br | antoniabraz@antoniabraz.com.br
Siga: palestraspalestraspalestrante Compartilhe:

O papel da mulher na sociedade atual

13/06/16
O papel da mulher na sociedade atual. A imagem mostra uma mulher executiva com os braços cruzados

Qual o papel da mulher na sociedade atual? Essa é uma resposta que pode ser bem difícil responder. Esse papel varia histórica e socialmente. E a sociedade atual evolui tão rapidamente que é muito difícil encontrar uma resposta definitiva para esse questionamento.

Apesar disso, uma coisa é certa! O papel da mulher é muito diferente de alguns anos atrás e ela não está mais relegada aos trabalhos domésticos e o lugar que a sociedade lhes guardou. Nossa vida social é repleta de expectativas pautadas nos preceitos que são criadas a partir de fatores genéticos e sociais, mas nós, mulheres, estamos quebrando todas essas expectativas.

Para entender essa realidade da mulher no século XXI, é preciso dar um pouco de atenção para um passado recente.

Papel da mulher no século XX

O papel da mulher no mundo sempre esteve abaixo do homem. Na tradição ocidental, a mulher sempre foi considerada frágil e culpada pelo pecado e corrupção do homem. Eva quem comeu o fruto do pecado e tentou Adão.

Essa tradição durou milhares de anos e só começou a dar os primeiros sinais de mudança no século XX com a industrialização. As linhas de montagem, idealizadas pelo Fordismo, exigiam cada vez mais mão de obra para trabalhar. E a revolução industrial trouxe junto a revolução feminista.

Essa necessidade de mão de obras do começo do século XX fez com que muitas mulheres adotassem uma jornada dupla, trabalhando nas fábricas e sendo donas de casa. Porém, isso ainda não mudou o papel da mulher na sociedade. Até a metade do século, o perfil idealizado era o da Amélia. Aquela dona de casa do cinema americano que espera o marido no portão de casa todos os dias com um avental, lhe recebe com um beijo e serve a mesa pro jantar enquanto ele toma banho após um dia de trabalho.

Foi só depois da metade do século que p movimento hippie que potencializou essa mudança na sociedade. A partir da década de 60, as ideias de amor livre e ser dono de seu próprio corpo, entre tantas outras, mudaram a sociedade e as culturas tradicionais tiveram que adotar alguns preceitos básicos, como a maior autonomia das mulheres. Agora, nós poderíamos trabalhar fora sem ser julgadas, escolher nossos companheiros com maior liberdade etc.

E uma nova revolução, que ainda vivemos, trouxe mais liberdade mudando ainda mais o papel da mulher na sociedade atual. A revolução tecnológica. Essa foi uma das maiores rupturas da história e trouxe uma nova era, a Era do Conhecimento. Nessa área, não é mais a força física ou o trabalho braçal que são relevantes, mas o conhecimento.

Diante deste cenário, as mulheres puderam estudar mais, dedicar tempo à educação e estão conquistando os cargos de liderança no mundo todo.

Papel das mulheres na sociedade atual

Todas essas mudanças em pouco tempo, historicamente falando, faz com que seja ainda mais difícil responder a pergunta do começo deste artigo: qual o papel da mulher na sociedade atual?

Mas uma resposta pode ser considerada a certa! O papel da mulher na sociedade atual é o papel que ela quiser. Caminhamos cada vez mais para uma sociedade em que a mulher tenha autonomia para decidir seu papel, seja como grande executiva ou dona de casa, dirigindo caminho ou fazendo mestrado. Não importa, não existe mais um papel da mulher. O papel da mulher e do homem se misturam.

Gostou? Então Compartilhe com seus amigos:
 
Comentários:
 
 
Últimos Artigos
News
Cadastre-se e receba informativos
VEJA UM VIDEO
 
Últimos Artigos
Palestras
Facebook
 
Siga: palestraspalestrantepalestrantes Compartilhe:
 
 

 
palestras © 2012 todos os direitos reservados
Web Design