antonio braz
Telefone: (18) 4101-1143 • (18) 3223-9880
Emails: contato@antoniabraz.com.br | antoniabraz@antoniabraz.com.br
Siga: palestraspalestraspalestrante Compartilhe:

Qual profissão seguir? Como responder essa difícil questão!

12/08/2016
Qual profissão seguir? Como responder essa difícil questão!

A pressão por escolher um rumo para sua vida e optar qual profissão seguir começa desde cedo em nossa sociedade. Antes mesmo da criança começar a ler e escrever, nós já perguntamos “o que você quer ser quando crescer?”. Uma pergunta que soa fofinha no começo da infância, mas que traz uma carga de responsabilidade grande com o passar do tempo.

Quando chega no Ensino Médio, é preciso escolher qual faculdade seguir ponderando todas as suas vontades, ouvindo os conselhos dos pais e ainda procurando alguma área que dê dinheiro. Se você quiser fazer artes cênicas, por exemplo, encontrará diversas barreiras de pessoas te motivando a fazer engenharia porque dá dinheiro. Não importa se seu sonho é atuar.

Depois de formado, você sofre com o peso de saber se fez a escolha certa para sua vida. Será que você poderá formar uma família e sustentá-la com essa profissão que escolheu seguir? E se quiser mudar qual profissão seguir? A faculdade foi um caminho sem volta?

A importância de descobrir qual profissão seguir

Não. Nenhum caminho é um caminho sem volta. Quando você escolhe qual profissão seguir, está definindo o que você fará nos próximos anos da sua vida, mas não significa que você pode se descobrir uma pessoa diferente no meio do caminho e seguir para outras jornadas.

Se pensarmos no perfil dos CEO’s de grandes empresas de tecnologia atualmente, poderemos perceber que todos eles tiveram essas rupturas no decorrer de sua jornada. Bill Gates, Steve Jobs e Marck Zuckerberg largaram as faculdades para seguirem adiante com suas empresas.

Mas não é só isso, vemos um número cada vez maior de profissionais da área de engenharia que deixam suas carreiras para gerir pessoas, por exemplo. Eles deixam de trabalhar com cálculos e passam a usar todo seu conhecimento de projetos para trabalhar com pessoas. São rupturas que surgem no meio do caminho e que podem mudar sua vida.

Como descobrir qual profissão devo seguir?

Essas mudanças também surgirão em sua carreira. Quando você escolher qual profissão seguir, tire o peso das suas costas de que você precisará seguir por esse caminho por toda a sua vida.

Há alguns tempos atrás, bombou na internet a história de um gerente que se descobriu vendendo água no semáforo com roupa de gala. Ele ama fazer isso e não trocaria por qualquer outra carreira. A liberdade de horário, ser dono de seu serviço e o contato com as pessoas o fizeram se apaixonar por esse trabalho.

Por isso, na hora de procurar qual profissão seguir, pense no que você gosta de fazer, quais são seus hobbies e como você se enxerga nos próximos anos. Não importa se você quer fundar uma startup ou vender água no semáforo, o autoconhecimento é o melhor caminho para responder essa questão.

Gostou? Então Compartilhe com seus amigos:
 
Comentários:
 
 
Últimos Artigos
News
Cadastre-se e receba informativos
VEJA UM VIDEO
 
Últimos Artigos
Palestras
Facebook
 
Siga: palestraspalestrantepalestrantes Compartilhe:
 
 

 
palestras © 2012 todos os direitos reservados
Web Design