antonio braz
Telefone: (18) 4101-1143 • (18) 3223-9880
Emails: contato@antoniabraz.com.br | antoniabraz@antoniabraz.com.br
Siga: palestraspalestraspalestrante Compartilhe:

7 dicas para não errar na escolha profissional

22/08/16
7 dicas para não errar na escolha profissional

A escolha profissional é um momento decisivo na vida de qualquer pessoa. Escolher qual profissão seguir tira o sono de muitos jovens que estão prestes a enfrentar o vestibular e de muitos adultos que pensam em mudar de carreira.

Por isso, é essencial que seja uma escolha certa e que você não erre. Afinal, ninguém deseja passar anos trabalhando com aquilo que não gosta. Por isso, separei essas 7 dicas que são muito importantes para te ajudar na escolha.

#1 Toda profissão dá dinheiro

Você já ouviu dizer que algumas profissões não dão dinheiro, certo? Essa é uma lenda. Qualquer profissão pode dar dinheiro. Só que algumas precisam de um nível de sucesso maior e outras menor. Músicos famosos ganham mais dinheiro que músicos desconhecidos. Assim como médicos e engenheiros famosos também. Portanto, quebre esse mito na sua cabeça.

#2 Escolha algo que você é apaixonado

São tantas coisas que devemos pensar na escolha profissional que até esquecemos de procurar por algo que nos satisfaça. É preciso pensar na família, carreira, oportunidades, pagar as contas etc. Com isso tudo, ainda é preciso encontrar alguma coisa que te faça feliz.

#3 Diminua o peso da escolha profissional

Sua escolha profissional não precisa ser para o resto da vida. Hoje, você pode ser extremamente feliz trabalhando em uma grande multinacional, mas pode se descobrir como marceneiro daqui alguns anos e viver plenamente com isso. Portanto, diminua esse peso de que a escolha profissional é para o resto da vida. Ela é, no máximo, para os próximos anos. E depois você fará diversas outras escolhas se deseja seguir por este caminho ou não.

#4 Entenda quais são seus talentos

É muito difícil encontrar quais são as nossas habilidades porque costumamos a achar a grama do vizinho sempre mais verde. Por isso, tente sempre buscar o que você faz bem e quais são seus talentos. Uma maneira simples de fazer isso é tentar lembrar pelo que as pessoas costumam te elogiar e perguntar para amigos - aqueles sinceros que não vão mentir para agradar - quais sãos suas principais habilidades.

#5 A escolha profissional é pesquisa

Sabe aquela vida apaixonante dentro de uma agência de publicidade descolada, com videogames, jogos, lugar pra dormir, trabalhar na hora que quiser? Pode ser que tudo isso seja uma mentira. Muitas vezes, a nossa visão sobre um universo de trabalho é completamente errada vista de fora. Por isso, parte da sua escolha profissional deve ser conversar com profissionais da área e pesquisar sobre o mercado.

#6 Seja bem realista

Uma escolha profissional exige investimentos, dedicação e tempo. Você pode, nesse momento, se dedicar dessa forma? Tem todo o dinheiro que é preciso pra investir? Como eu te disse antes, uma escolha profissional não é pra vida toda. Você pode escolher uma carreira secundária hoje que te ajudará a atingir sua carreira dos sonhos nos próximos anos, por exemplo.

#7 Busque ajuda de um profissional

Existem centenas de profissionais no mercado especializados em te ajudar na escolha profissional. Um coaching e consultor de carreira, por exemplo, te ajudará identificar diversos pontos na sua personalidade para que possa buscar uma profissão que esteja mais alinhada com você.

Gostou? Então Compartilhe com seus amigos:
 
Comentários:
 
 
Últimos Artigos
News
Cadastre-se e receba informativos
VEJA UM VIDEO
 
Últimos Artigos
Palestras
Facebook
 
Siga: palestraspalestrantepalestrantes Compartilhe:
 
 

 
palestras © 2012 todos os direitos reservados
Web Design