antonio braz
Telefone: (18) 4101-1143 • (18) 3223-9880
Emails: contato@antoniabraz.com.br | antoniabraz@antoniabraz.com.br
Siga: palestraspalestraspalestrante Compartilhe:

Resiliência: A sua capacidade de superar problemas difíceis

17/10/16
Resiliência

Sabe aqueles materiais que aguentam choques sem sofrerem absolutamente nenhuma ruptura? Eles podem mudar sua forma, serem jogados pra longe etc., mas nunca são quebrados pelo choque? A física costuma chamar isso de resiliência.

E o que tudo isso tem a ver com o tema que costumo falar no blog? É que a resiliência é um termo que foi incorporado à psicologia para descrever uma capacidade humana que pode te fazer viver muito melhor.

Um dos meus maiores exemplos de resiliência é a minha irmã Cidinha. Ela lutou por mais de 16 anos contra um câncer que poderia ter lhe jogado pra baixo e acabado com sua vida, mas ela foi uma mulher forte e viveu cada dia intensamente. Aproveitou cada segundo da sua vida com amigos e família. Jamais se deixou abater pelos choques que lhe foram dados.

É óbvio que a Cidinha anterior à descoberta do câncer não era igual à Cidinha de 16 anos após a descoberta. Assim como os materiais da física, ela foi moldada e alterada pelos choques e problemas, mas jamais rompeu. Pelo contrário, esses choques a deixaram mais forte.

O que é resiliência?

Resiliência é uma capacidade incrível de lidar com as dificuldades, problemas e superar obstáculos sem deixar que sua saúde mental e emocional seja abalada, se tornando ainda mais resistente para superar tudo isso.

Essa característica que poucas pessoas conquistam é responsável por nos tornar mais forte e proporcionar uma melhor qualidade de vida. A Cidinha pode viver muito melhor graças à resiliência. Sua facilidade para superar todos os problemas, nos inspirou. Por 16 anos, ela sofreu, sentiu dores e foi moldada pelo câncer, mas, ao mesmo tempo, não se deixou abater e passou por toda essa situação com uma leveza e sensibilidade única.

É possível desenvolver resiliência?

Ao contrário do que a maioria das pessoas acredita, a resiliência não é uma dádiva que funciona apenas para alguns. Ela é um exercício diário. É fruto de um conjunto de fatores que contribuem para a construção de um ser resiliente.

E antes de desenvolver resiliência, você precisa entender que ser resiliente não é ser frio e sem emoções. Ser resiliente é identificar seus problemas e buscar alternativas para superá-los sem se deixar abalar.

O primeiro passo para ser uma pessoa resiliente é ter uma boa base social. Amigos, família, trabalho etc. são importantes para que você possa desenvolver a resiliência. Muito da força da minha irmã, como ela conta no livro Um Novo Amanhecer na Luta Contra o Câncer, veio de sua base familiar e religiosa.

Essa base de relacionamentos é essencial. Nos permite querer viver melhor os momentos. A Cidinha queria aproveitar cada minuto com os amigos, família, comunidade. Isso tudo lhe dava mais força para superar o câncer.

Além disso, é importante fazer planos realistas e verdadeiros. Analisar todas as possibilidades e buscar sempre o melhor caminho. Lamentar-se não te trará resiliência. Analisar a situação e enxergar o lado positivo sim!

Gostou? Então Compartilhe com seus amigos:
 
Comentários:
 
 
Últimos Artigos
News
Cadastre-se e receba informativos
VEJA UM VIDEO
 
Últimos Artigos
Palestras
Facebook
 
Siga: palestraspalestrantepalestrantes Compartilhe:
 
 

 
palestras © 2012 todos os direitos reservados
Web Design