antonio braz
Telefone: (18) 4101-1143 • (18) 3223-9880
Emails: contato@antoniabraz.com.br | antoniabraz@antoniabraz.com.br
Siga: palestraspalestraspalestrante Compartilhe:

Comunicação Assertiva: Um dos caminhos para o fim da violência

Comunicação Assertiva requer mudanças de hábitos, cultura e comportamento, pois é por meio da comunicação, seja ela verbal ou não verbal, que nos conectamos com o outro. Dependendo da maneira como nos expressamos, podemos ferir, magoar, humilhar, menosprezar ou diminuir uma pessoa.

A Comunicação Assertiva significa emitir uma mensagem seguindo um objetivo, com coerência entre pensamentos, sentimentos e atitudes, ou seja, de forma equilibrada, não sendo passivo nem agressivo com o outro.

Podemos minimizar ou até eliminar a violência no mundo se aprendermos a nos comunicar de forma assertiva ou utilizando o método da Comunicação Não Violenta desenvolvido por Marshall Rosenberg, psicólogo americano. Este método nos ensina técnicas de comunicação com as quais eliminaremos os conflitos e a violência, desde que para isso sigamos alguns passos:

1-      Analisar o fato verdadeiro, em vez de julgar e rotular as pessoas;

2-      Demonstrar os sentimentos, em vez de ficar magoado;

3-      Falar das suas necessidades;

4-      Expressar sua necessidade, pois, para Marshall Rosenberg, toda violência é oriunda de uma necessidade não atendida.

Como poderíamos colocar este método em prática:

Ex.: Meu marido não está me dando atenção.

Antes de brigar, fazer julgamento, preciso constatar o que está acontecendo, e em uma comunicação assertiva e não violenta este seria o diálogo ideal:

Tenho percebido que você não tem me dado muita atenção ultimamente, e isso me deixa muito triste, pois tenho necessidade de sua atenção, ela é muito importante para mim. Gostaria de te pedir que, quando estiver muito ocupado, avise-me para que eu possa entender que você não vai poder me dar muita atenção.

Se a humanidade se educar utilizando as técnicas da comunicação não violenta em suas relações, com certeza vamos eliminar a violência e o bullyng no mundo por meio de uma comunicação assertiva.

Antonia Braz tem mais de 25 anos de experiência em Educação é Palestrante, Pedagoga, Psicopedagoga,  e Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas e  Presidente da Central de Voluntários de Presidente Prudente-SP.

Veja outros artigos em : www.antoniabraz.com.br

E-mail: antoniabraz@antoniabraz.com.br

Este material pode ser reproduzido desde que citado a fonte.

Gostou? Então Compartilhe com seus amigos:
 
Comentários:
 
 
Últimos Artigos
News
Cadastre-se e receba informativos
VEJA UM VIDEO
 
Últimos Artigos
Palestras
Facebook
 
Siga: palestraspalestrantepalestrantes Compartilhe:
 
 

 
palestras © 2012 todos os direitos reservados
Web Design