antonio braz
Telefone: (18) 4101-1143 • (18) 3223-9880
Emails: contato@antoniabraz.com.br | antoniabraz@antoniabraz.com.br
Siga: palestraspalestraspalestrante Compartilhe:

Conviver com pessoas com câncer não é um bicho de sete cabeças!

23/10/17
Conviver com pessoas com câncer não é um bicho de sete cabeças!

Uma coisa que deve ser sempre combatida e explicada é sobre a luta de quem descobre ter câncer não ser só dessa pessoa, mas de todos à sua volta. Conviver com pessoas com câncer não pode nunca ser um problema, mas um lado dessa esperança e da força que isso significa.

Não existe monstro e nem nenhum bicho de sete cabeças, essa situação deve ser algo normal e que ajuda no mais importante desse caminho: a esperança.

Por isso tudo é preciso desmistificar essa ideia de que o câncer precisa ser só combatido com tratamentos e de modo solitário, a doença precisa mesmo é de união e de gente que acredita que tudo vai dar certo.

Pessoas com câncer também têm dificuldade de lidar com a situação

Mas é preciso lembrar que é perfeitamente normal não saber como lidar com o câncer de alguém que você ama, mas é importante deixar claro também que ninguém nasce sabendo o que fazer com isso, nem você, nem o atingido pela doença. Portanto, aprendam juntos.

Se cada pessoa reage de um jeito diferente, cada um que estiver ao seu redor também deve fazer o mesmo, se adaptar, entender e, por fim, colocar em prática a ferramenta mais importante de todas: a esperança.

Portanto, dê espaço a quem estiver com o problema, mas mais importante deixe claro o quanto você está sempre disponível para escutar. Melhor do que tentar ajudar é deixar que o doente se sinta à vontade com sua presença e possa contar contigo.

Como lidar com pessoas com câncer

Talvez, uma das maneiras mais importantes seja estar presente, não grudado, mas presente. Não precisa dizer nada e nem forçar nada, apenas esteja lá. Cuide, espere a necessidade, seja o ouvido.

Uma pessoa doente precisa de carinho, de ser lembrada, de ter a impressão de segurança. Seja essa sensação.

E talvez aí esteja o ponto que mais desmistifique o câncer, quem convive com ele precisa mesmo é da segurança de que existe mais gente ao seu redor quando ele precisar. Segurança de existir mais gente ao seu redor acreditando, como ele, de que aquela luta diária pode ser vencida. Precisa saber que mais gente tem esperança.

Gostou? Então Compartilhe com seus amigos:
 
Comentários:
 
 
Últimos Artigos
News
Cadastre-se e receba informativos
VEJA UM VIDEO
 
Últimos Artigos
Palestras
Facebook
 
Siga: palestraspalestrantepalestrantes Compartilhe:
 
 

 
palestras © 2012 todos os direitos reservados
Web Design