antonio braz
Telefone: (18) 4101-1143 • (18) 3223-9880
Emails: contato@antoniabraz.com.br | antoniabraz@antoniabraz.com.br
Siga: palestraspalestraspalestrante Compartilhe:

Educação a distancia: Oportunidade para todos

Atualmente, ter acesso à educação de qualidade não é mais um obstáculo. Através da tecnologia e da internet, qualquer pessoa que tem a intenção de se especializar, complementar os estudos e ter um certificado em mãos pode recorrer ao chamado “Ensino a Distância - EAD”.

A EAD busca oferecer ao aluno um aprendizado independente, auxiliado na maioria das vezes por intermédio das tecnologias e com renomados profissionais. Possui elementos essenciais em sua aplicabilidade, que é a separação física entre professor e aluno, o que a distingue da educação presencial.

Isso permite que muitas pessoas, por questões de distância geográfica, horários de trabalho ou por outras razões não puderam ou não podem cursar o ensino presencial, possam realizar o sonho de ter um diploma em mãos.

Neste método, o aluno tem o acesso à educação mais flexível, com a opção de gerenciar com autonomia o seu horário e o seu local de estudo, conforme suas necessidades. Além disso, os custos são reduzidos e a pedagogia utilizada é inovadora. Permite também uma eficaz combinação de estudo e trabalho, garantindo a permanência do aluno em seu próprio ambiente. O aluno passa a ser sujeito ativo em sua formação e faz com que o processo de aprendizagem se desenvolva no mesmo ambiente em que se trabalha. Isso faz com que ele alcance a formação com teoria e prática interligadas à experiência e em contato direto com a atividade profissional que se deseja aperfeiçoar.

Dar continuidade aos estudos e investir na capacitação e educação continuada é fundamental para a vida profissional e, por este motivo, a EAD se torna uma oportunidade importante para os estudantes. Porém, em comparação com os métodos de estudo convencionais, este ensino requer um elevado grau de maturidade e compromisso por parte dos alunos.

Para que esse método de ensino tenha sucesso, é necessário ter o comprometimento do aluno e autodisciplina, ou seja, ele precisa manter uma organização que de continuidade ao aprendizado, procurar evitar o acúmulo de leituras e exercícios; manter um ritmo de estudo frequente e se envolver, garantindo integração e a interação, otimizando assim os resultados.

A ausência destes pré-requisitos poderá ser uma desvantagem, aliado com a falta de contato com outros alunos, o que pode desmotivar o espírito de competição. Outra dificuldade é que os cursos disponíveis não são suficientemente flexíveis, uma vez que não incluem os imprevistos da disciplina, dificuldades na compreensão e reação dos estudantes.

Portanto, para evitar a desmotivação, o professor de Ensino à Distância possui um novo desafio: o seu método didático deve ir ao encontro das necessidades e expectativas dos vários participantes. Ele deverá se esforçar para compreender as capacidades e necessidades dos estudantes, sem o contato pessoal e a experiência direta de trabalho com cada aluno do curso.

Por isso, ao entender os prós e contras da Educação a Distância (EAD) para o seu desenvolvimento, é necessário que o aluno tenha consciência de que o êxito no aprendizado depende, em boa parte, dele mesmo – de seu esforço, concentração e empenho, aliado a uma boa instituição de ensino.

Antonia Braz tem mais de 25 anos de experiência em Educação é Palestrante, Pedagoga, Psicopedagoga, e Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas e Presidente da Central de Voluntários de Presidente Prudente-SP.

Veja outros artigos em : www.antoniabraz.com.br/.asp

E-mail: antoniabraz@antoniabraz.com.br

Este material pode ser reproduzido desde que citado a fonte.

Gostou? Então Compartilhe com seus amigos:
 
Comentários:
 
 
Últimos Artigos
News
Cadastre-se e receba informativos
VEJA UM VIDEO
 
Últimos Artigos
Palestras
Facebook
 
Siga: palestraspalestrantepalestrantes Compartilhe:
 
 

 
palestras © 2012 todos os direitos reservados
Web Design