antonio braz
Telefone: (18) 4101-1143 • (18) 3223-9880
Emails: contato@antoniabraz.com.br | antoniabraz@antoniabraz.com.br
Siga: palestraspalestraspalestrante Compartilhe:

Recrutamento Personalizado: o encontro do empregador com o candidato ideal

Para evitar mudanças contínuas e desgastes na equipe, a escolha de candidatos para trabalhar em empresas vem se aprimorando, fazendo com que as mesmas analisem pretendentes não só pela qualificação e conhecimento das atividades propostas, mas também pelas expectativas e prioridades, além da análise dos valores pessoais, se são adequados à cultura, missão e objetivos da companhia.

Essa mudança aconteceu após a constatação do prejuízo que as corporações levavam com a antiga forma de recrutamento, que não era nada eficaz. Havia uma grande dificuldade em reter talentos e em garantir a mão de obra com conhecimento e identificação da missão e visão da empresa.

Por esse motivo, a expressão “recrutamento personalizado” entrou no concorrido processo de seleção de emprego. Este novo método vem conquistando espaço entre empreendimentos de diferentes ramos no mercado.

Ele é desenvolvido por profissionais especializados de consultorias de Recursos Humanos, que ao invés de perguntas pré-elaboradas e testes gerais aplicados para todas as vagas disponíveis, passaram a observar a real necessidade da empresa e criaram diversos recursos que funcionam como instrumentos de avaliação para uma assertividade maior na hora de fazer a contratação do novo profissional.

Além da analise do currículo, os candidatos passam por algumas entrevistas específicas e são convidados a participar de dinâmicas de seleção, desenvolvidas conforme a necessidade da vaga e de cada empresa.

Ainda, ferramentas diferenciadas como eneagramas e assessment permitem que se trace a personalidade do candidato, o que mostra com eficiência onde a pessoa poderá fazer a diferença com seus pontos positivos e até mesmo ver suas dificuldades como algo a superar e que, se trabalhado corretamente, tanto poderá contribuir para o crescimento da própria pessoa, quanto da empresa.

Os números positivos após a implantação deste método foram tema de estudos, que apontou que as soluções personalizadas cresceram e representam mais de 70% dos processos.

Os benefícios dessa personalização detalhada, que visa descobrir ou revelar os talentos da pessoa certa para o local certo, reduz os custos ao evitar re-treinamentos, troca de funcionários e desgastes da equipe.

Ao encontrar o chamado “cargo correto”, tanto a empresa quanto o colaborador possuem benfeitorias, sendo que o trabalho exercido com mais garra e determinação torna a pessoa mais feliz e satisfeita e a companhia alcança maior produtividade.

De acordo com um estudo divulgado pela Revista Época, atualmente, a consciência de que é possível trabalhar no que gosta está vindo à tona.

Por exemplo, pessoas com 50 anos ou mais, que sempre trabalharam para garantir seu salário, agora estão saindo de seus empregos e buscando novas ocupações que, além de sustenta-las, também as tragam prazer.

Com isso, está claro que ambos os lados são beneficiados com a implantação da contratação personalizada. Tanto a empresa quanto os funcionários ficam satisfeitos e, consequentemente, a lucratividade, o trabalho e o reconhecimento vem, não só para o contratante como também para o quem foi contratado.

Gostou? Então Compartilhe com seus amigos:
 
Comentários:
 
 
Últimos Artigos
News
Cadastre-se e receba informativos
VEJA UM VIDEO
 
Últimos Artigos
Palestras
Facebook
 
Siga: palestraspalestrantepalestrantes Compartilhe:
 
 

 
palestras © 2012 todos os direitos reservados
Web Design