antonio braz
Telefone: (18) 4101-1143 • (18) 3223-9880
Emails: contato@antoniabraz.com.br | antoniabraz@antoniabraz.com.br
Siga: palestraspalestraspalestrante Compartilhe:

Como estudar para provas e concursos com mapas mentais

25/08/2015

Você já ouviu falar em mapa mental? Esse é um dos principais métodos de estudo e memorização para quem deseja estudar para provas e concursos. É uma estratégia de estudo tão importante que coloquei nas minhas 7 dicas para estudar para provas e concursos .

O mapa mental é uma organização hierárquica de ideias, construindo toda uma estrutura de raciocínio de forma simples, mas muito eficiente. Com ele, é possível potencializar seus estudos para provas e concursos e conquistar muito mais resultados. Uma das coisas mais importantes do mapa mental é que, como se constrói uma estrutura de acordo com as suas ideias, lógica e forma que entende os assuntos, facilmente, você terá mais facilidade quando precisar voltar para aquele tema.

Estudando com mapas mentais

O primeiro passo para estudar usando mapas mentais é saber como ele funciona. A ideia é que você saia de um tema central e crie várias ramificações, destrinchado os temas que estão dentro deles.

Por exemplo, vamos supor que você está estudando sobre o uso correto da crase para saber quando se deve usar ou não. Então, o primeiro passo é escrever "Crase" no centro de uma folha em branco. A partir daí, você pode puxar duas ramificações "usa crase" e "não usa crase". Dessas duas ramificações, você pode abrir cada vez mais ramificações diferentes.

Este é um exemplo simples para quem precisa estudar para provas, mas você pode usar em vários outros temas como: história, matemática, geografia e tudo mais. Vamos supor que você esteja estudando história recente, como o período de governo militar. Você pode ramificar o governo militar em seus diferentes presidentes. Depois, ramificar novamente os principais marcos de seus governos e continuar ramificando dentro desses marcos.

Quanto mais específico você for ao estudar para provas e concursos usando mapas mentais, mais facilidade você terá para memorizar esses itens e entendê-los novamente quando precisar reestudar o assunto.

Fazer anotações é uma das melhores maneiras de estudar, mas pode ser que tenha dificuldades de transcrever o que está entendendo. Nesse ponto que os mapas mentais são excelentes. Com algumas palavras soltas e pequenas frases, é possível construir toda uma estrutura de raciocínio.

Dicas para usar mapas mentais

Existem diferentes tipos de mapas mentais e formas de utiliza-los. Cada um deles é melhor para determinado tipo de conteúdo, mas você pode usar o mapa mental tradicional que ensinei acima para todos os tipos de estudo e conquistar muitos resultados.

Porém, se você quiser ainda mais resultados na hora de estudar pra provas e concursos com mapas mentais, preste muita atenção nessas dicas que vou ensinar aqui:

  • Use muitas cores para os seus mapas mentais. As cores são boas para ajudar a classificar as informações em suas ordens hierárquicas e facilitam a memorização.
  • Abuse das imagens. Muitas vezes, você pode usar imagens substituindo texto, ou acompanhando-os. No caso do exemplo do estudo sobre governo militar, ao invés de apenas escrever o nome dos presidentes, você pode colocar uma foto junto de cada nome para associar o nome às imagens e lembrar mais facilmente.
  • Apesar das dicas que dei aqui, siga a estrutura que seu cérebro utiliza melhor para guardar informações. Monte uma estrutura seguindo a sua linha de raciocínio.
  • Nunca se esqueça da hierarquia. Apesar de precisar estruturar de acordo com sua mente, você precisa lembrar a hierarquia das informações. Sempre partindo de um assunto amplo e destrinchar cada vez mais seus subitens.
  • Utilize aplicativos. Existem muitos aplicativos para estudar com mapas mentais. Seja no celular ou no computador, as opções são inúmeras. Eles poderão facilitar muito ao estudar para provas e concursos.
Gostou? Então Compartilhe com seus amigos:
 
Comentários:
 
 
Últimos Artigos
News
Cadastre-se e receba informativos
VEJA UM VIDEO
 
Últimos Artigos
Palestras
Facebook
 
Siga: palestraspalestrantepalestrantes Compartilhe:
 
 

 
palestras © 2012 todos os direitos reservados
Web Design