antonio braz
Telefone: (18) 4101-1143 • (18) 3223-9880
Emails: contato@antoniabraz.com.br | antoniabraz@antoniabraz.com.br
Siga: palestraspalestraspalestrante Compartilhe:

Memorização: O segredo da revisão ao estudar pra concurso

26/10/15
Memorização: O segredo da revisão ao estudar pra concurso

A memorização é uma das partes mais importantes para quem está estudando para provas e concursos. É preciso não só estudar, mas fixar tudo o que foi aprendido, mas que poucas pessoas sabem é que memorizar pode ser muito mais simples do que a maioria imagina.

A memorização depende muito de seu método de estudo. Em minhas palestras, cursos e no Aprovação Rápida, eu busco sempre ensinar técnicas de estudos para fixar melhor o conteúdo que foi aprendido. Isso porque mais de 80% dos resultados de concursos não são gerados pela pessoa ser mais inteligente que os concorrentes, mas porque ela usou as estratégias corretas para estudar.

Revisão: A chave da memorização para concursos

O primeiro passo para a memorização para concursos é criar um plano de estudos com antecedência. Com isso, é possível inserir nesse plano de estudo diferentes dias para revisar os conteúdos. E já vou te explicar o porquê.

A revisão é o principal passo para a memorização do que foi estudado. Não basta apenas estudar como se não houvesse o amanhã e deixar aquele conteúdo escapar de sua cabeça. O papel da revisão é sempre manter aquela chama acesa na sua mente. Com isso, sabendo como revisar da maneira correta, você conseguirá uma memorização melhor no seu estudo para concursos.

Eu sempre digo que a revisão é a parte mais importante de todos os métodos de estudo. Não importa a melhor maneira que você tenha encontrado pra estudar, se não aplicar uma revisão de qualidade, você dificilmente conseguirá bons resultados em concursos.

Dicas de memorização para concursos. O segredo!

O primeiro passo para melhorar sua memorização para concursos é saber aprender. Tenha um lugar na sua casa para estudar de forma confortável e toda vez que for começar, arrume esse espaço. Isso cria a condição de que você vai aprender no cérebro e ele já fica mais bem preparado para isso.

Além disso, é importante escolher um método de estudo que ajude na memorização e revisão. Eu, por exemplo, acredito que estudar com mapas mentais é uma das melhores técnicas porque permite fazer anotações bem concisas e de fácil interpretação para as revisões. Dessa forma, não é preciso reler toda a biografia, mas ir direto aos pontos mais importantes citados nos mapas mentais.

Porém, como eu disse antes, a revisão é a parte mais importante do processo de revisão para concursos. Portanto, preste muita atenção na dica que eu vou dar agora.

Você provavelmente não sabe disso, mas existe um tempo certo para revisar o conteúdo que foi estudado. Para manter em sua cabeça todo aquele material que você passou horas lendo para os concursos, você precisa fazer a revisão no tempo certo.

A primeira revisão deve ser feita no máximo 72h após o estudo. A segunda 15 dias. A terceira depois de 30 dias. E a quarta deve ser feita 60 dias após o estudo. Isso faz com que o conteúdo fique sempre aceso em sua mente.

Como você pode ver, a memorização através da revisão é uma técnica que não acontece do dia para noite. Porém, ela é muito mais eficiente que todas outras por auxiliar no estudo e não apenas deixar a memorização por poucos dias em sua cabeça e depois apagar.

Por isso, esse é o segredo de quem é aprovado em concursos. Acertar o tempo da revisão faz com que você aprenda de forma mais aprofundada sobre aquele assunto e esteja sempre preparado para uma prova.

Gostou? Então Compartilhe com seus amigos:
 
Comentários:
 
 
Últimos Artigos
News
Cadastre-se e receba informativos
VEJA UM VIDEO
 
Últimos Artigos
Palestras
Facebook
 
Siga: palestraspalestrantepalestrantes Compartilhe:
 
 

 
palestras © 2012 todos os direitos reservados
Web Design