antonio braz
Telefone: (18) 4101-1143 • (18) 3223-9880
Emails: contato@antoniabraz.com.br | antoniabraz@antoniabraz.com.br
Siga: palestraspalestraspalestrante Compartilhe:

Mapas mentais: Como potencializar seus estudos

07/11/15
Mapas mentais: Como potencializar seus estudos

Os mapas mentais são poderosas ferramentas para traçar estratégias no mundo dos negócios pelo sua simplificação, fácil memorização e entendimento rápido, mas essas ferramentas também podem ser utilizadas para potencializar seus estudos e conquistar resultados mais impactantes.

Fazer anotações para os revisar os estudos, agilizar o processo de aprendizado e organizar as informações de forma hierárquica são algumas das vantagens de estudar com mapas mentais. Por isso que eles são extremamente recomendados para quem deseja ser aprovado em concursos.

Como criar mapas mentais

Os mapas mentais são fáceis e simples de serem criados. A ideia é fazer anotações saindo de um ponto central e puxando ramificações para suas subdivisões. Através de uma divisão hierárquica das informações e com anotações rápidas, você pode colocar muito conteúdo em mapas mentais e facilitar os seus estudos.

Eu já ensinei como estudar usando mapas mentais neste artigo. Por isso, vou focar este artigo de hoje em dicas para você potencializar os estudos com os mapas mentais.

Potencializar os estudos com mapas mentais

Os mapas mentais são ferramentas que facilitam muito o seu estudo, mas você pode ter ainda mais resultados se usar as dicas que vou ensinar aqui. São dicas rápidas e simples que vão trazer resultados cada vez mais impactantes para seus estudos.

  • Os mapas mentais são muito melhores quando nós usamos imagens. Elas potencializam a memorização dos nossos estudos e deixam o entendimento do conteúdo muito mais dinâmico.
  • Não existe uma fórmula certa para fazer mapas mentais. A proposta é organizar as ideias da forma que você entenda melhor. Então, faça ele sempre do seu jeito. Afinal, o mapa deve te ajudar a entender.
  • Os mapas mentais mais coloridos podem ser melhores para estudar porque você consegue diferenciar os temas pelas cores, criando uma fácil associação no cérebro.
  • Ao invés de criar mapas mentais complexos para estudar uma única área, você pode dividir essa área em vários nichos e usar pequenos mapas mentais mais simples de entender.
  • A ideia dos mapas mentais é usar o menor tempo possível para revisar o conteúdo, mas sem perder a qualidade. Tente usar o menor número possível de palavras.
  • É muito melhor você ter vários mapas mentais pequenos do que poucos mapas mentais grandes.
  • Existem dezenas de aplicativos e programas de computador para fazer mapas mentais que podem te ajudar no processo de estudo, desde que você tenha controle o suficiente para não se perder com outros aplicativos e sites.
  • Evite usar folhas de caderno com linhas. As folhas brancas são melhores para os mapas mentais porque eles não devem seguir uma linha, mas expor suas ideias rapidamente.
  • Compartilhe seus mapas mentais com seus colegas de estudo. Eles podem trazer novas anotações e ideias que você deixou de lado, mas que podem ser essenciais para sua aprovação.
  • Cada ramo de seu mapa mental pode se transformar em mais mapas mentais. Essa é uma estratégia ótima para quando precisa estudar de forma mais aprofundada sobre determinados assuntos.
Gostou? Então Compartilhe com seus amigos:
 
Comentários:
 
 
Últimos Artigos
News
Cadastre-se e receba informativos
VEJA UM VIDEO
 
Últimos Artigos
Palestras
Facebook
 
Siga: palestraspalestrantepalestrantes Compartilhe:
 
 

 
palestras © 2012 todos os direitos reservados
Web Design