antonio braz
Telefone: (18) 4101-1143 • (18) 3223-9880
Emails: contato@antoniabraz.com.br | antoniabraz@antoniabraz.com.br
Siga: palestraspalestraspalestrante Compartilhe:

Profissão! Como fazer a escolha certa?

04/12/15
Profissão! Como fazer a escolha certa?

Escolher a profissão é uma tarefa difícil. Se muitas pessoas já formadas e com uma trajetória pessoal têm dificuldades, imagina para jovens que estão começando a vida e terão que decidir como serão os próximos anos da sua vida. É uma tarefa realmente complicada, mas algumas dicas podem te ajudar.

Essas dicas funcionam tanto para os jovens que estão pesquisando cursos universitários como para quem estuda as melhores oportunidades de concursos públicos. Essas duas decisões são importantes na escolha da profissão e muito próximas. Uma focando na academia e outra no mercado de trabalho.

A escolha da profissão é um momento único

É verdade que algumas pessoas mudam de profissão após anos de carreira, mas é comum que essa escolha nos acompanhe para o resto da vida. Isso porque, quando escolhemos certo, queremos trabalhar pra sempre. E quando escolhemos errado, não temos coragem de admitir.

Se você quer acertar na escolha, o primeiro passo é praticar o autoconhecimento. Você é a melhor pessoa pra entender seus gostos, atividades favoritas, quais suas histórias pessoais, as escolhas e quais as áreas de melhor habilidade. Com um pouco de calma, você consegue resgatar todas essas informações para encontrar as áreas profissionais que gosta.

Apesar disso, escolher a profissão não é apenas baseado em quem somos, mas na pessoa que queremos ser. No decorrer de toda a vida, aprendemos e evoluímos de acordo com o ambiente que estamos inserido. Saber como você deseja ser daqui alguns anos também ajuda a descobrir sua profissão.

Dicas de como escolher uma profissão

Além de conhecer seus próprios gostos, existem outras dicas de como escolher uma profissão. Conhecer mais sobre as áreas que está pensando em seguir, por exemplo, é um passo obrigatório.

Pesquisar sobre o curso que deseja prestar vestibular ou à vaga do concurso público que pretende se candidatar. Se pensa em estudar administração, por exemplo, precisa saber como é o curso, quais as matérias, o mercado de trabalho etc.

Outra dica é pesquisar empresas da área. Visitar as empresas do setor e conhecer outros profissionais. Voltando ao exemplo da administração, deve buscar administradores, empresas que contratam estes profissionais e conhecer melhor o ambiente da profissão.

Por último, mas não menos importante, você deve pensar na parte financeira. Os vestibulandos devem entender como está o mercado de trabalho, quanto custa a faculdade e qual o salário da profissão. Existem faculdades que custam um salário do profissional, por exemplo. O lado financeiro, nesse sentido, pode trazer grandes decepções. Por isto é importante pensar neste quesito.

Gostou? Então Compartilhe com seus amigos:
 
Comentários:
 
 
Últimos Artigos
News
Cadastre-se e receba informativos
VEJA UM VIDEO
 
Últimos Artigos
Palestras
Facebook
 
Siga: palestraspalestrantepalestrantes Compartilhe:
 
 

 
palestras © 2012 todos os direitos reservados
Web Design