antonio braz
Telefone: (18) 4101-1143 • (18) 3223-9880
Emails: contato@antoniabraz.com.br | antoniabraz@antoniabraz.com.br
Siga: palestraspalestraspalestrante Compartilhe:

Foco nos estudos! Como não perder a concentração

07/12/15
Foco nos estudos! Como não perder a concentração

Você se preparou. Separou um tempo para estudar. Mas, na hora de começar para valer, foi difícil manter o foco nos estudos. Eu sei! Essa é uma situação realmente complicada e pode acontecer muito mais do que você acredita.

Porém, não é por isto que você deve desmotivar para estudar. Pelo contrário. Você deve ter ainda mais vontade de vencer e conseguir a aprovação que tanto procura. O foco nos estudos é só mais um desafio que deve ser superado.

E esse desafio é mais simples do que você acredita!

Tenha um ambiente que ajude a manter o foco para estudar Um dos primeiros pontos para manter o foco nos estudos é ter um pequeno espaço na sua casa para a hora de estudar. Você já sabe que televisão, celular, computador e todos outros eletrônicos são grande ladrões de sua atenção, mas você sabia que o espeço que estuda também interfere?

A nossa cabeça condiciona o corpo para diferentes situações. É por isso que você sente um sono ou cansaço incontrolável quando tenta estudar na cama. Sua mente sabe que aquele é um espaço para dormir e relaxar. Por isso, você precisa de um espaço que seu cérebro entenda que é para estudar.

Separe um pequeno espaço da sua casa que seja usado para manter o foco nos estudos. Não precisa ser um lugar grande e nem precisa de muitos recursos. Uma ponta da mesa, por exemplo, é o suficiente. Assim, toda vez que sentar naquele lugar, sua cabeça entrará no modo estudos. Isso ajuda a manter o foco.

Outra forma de condicionar sua cabeça a estudar é limpar seu espaço antes de começar. Dê uma organizada na área de estudos, limpe. Mesmo que ela esteja limpa, passe um pano, organize. Você cria a condição de que precisa manter o foco nos estudos sempre que começar a organizar aquele espaço.

Como ter foco nos estudos com ajuda da televisão

É claro que você não pode estudar de televisão ligada, principalmente se tem grandes dificuldades para manter o foco nos estudos. Mas se for um grande apaixonado por ela, pode usar para te ajudar.

Ao invés de chegar em casa e assistir televisão, você pode criar condições. Se entender a tangente hoje, por exemplo, poderá assistir um pouco de TV ociosamente. Isso serve para tudo que você gosta. Seja comer algo, ir para um show, assistir um filme, jogar bola etc.

Como ter foco no estudo? Tenha organização!

Pouca gente sabe, mas a organização é crucial para ter foco nos estudos. Como eu disse antes, você deve limpar e organizar seu espaço de trabalho antes de começar, mas não é só isso.

Antes de estudar, selecione tudo o que você precisa. Mesmo que você não tenha certeza se precisará daquele material, deixe-o a mão. Isso te ajuda a manter o foco nos estudos de um jeito simples, mas incrível, porque você não precisa se distrair sempre que usar de uma material diferente. Está tudo na sua mão.

Além disso, você deve planejar todos os objetivos. Como eu costumo dizer, o planejamento é um dos grandes segredos da aprovação. Você tem um foco e traça seus objetivos e metas para alcançá-lo. Desenhe objetivos por dias da semana para ter muito mais resultados. Essa pré-organização faz com que você não precise se preocupar com o que vai estudar e não precisa manter o foco em coisas erradas. Isso pode ser usado junto com a dica da recompensa.

Por último, uma das dicas mais importantes. Faça pausa durante os estudos. Existe um método chamado Pomodoro. Ele é muito utilizado no mundo dos negócios, mas pode ser usado pra manter o foco nos estudos também. A proposta é que você se desligue do mundo e mergulhe no que está fazendo por 20 minutos. Após o tempo, faça pequenas pausas de dois minutos para ver o Facebook, ir ao banheiro, beber água e volte ao trabalho logo em seguida. Isso faz com que você tenha concentração total quando está estudando sem deixar de fazer as pausas necessárias para seu cérebro relaxar.

Gostou? Então Compartilhe com seus amigos:
 
Comentários:
 
 
Últimos Artigos
News
Cadastre-se e receba informativos
VEJA UM VIDEO
 
Últimos Artigos
Palestras
Facebook
 
Siga: palestraspalestrantepalestrantes Compartilhe:
 
 

 
palestras © 2012 todos os direitos reservados
Web Design