antonio braz
Telefone: (18) 4101-1143 • (18) 3223-9880
Emails: contato@antoniabraz.com.br | antoniabraz@antoniabraz.com.br
Siga: palestraspalestraspalestrante Compartilhe:

O papel da educação na formação da sociedade

18/12/15
O papel da educação na formação da sociedade

A educação é tema de várias conversas em todos os lugares do Brasil, mas temos um pouco de dificuldade em entender o seu papel na formação da sociedade e do ser humano porque nos apegamos a conceitos fragmentados sobre o que é educação e não abrimos nossos olhos para ver o todo.

Todos os dias surgem novos modelos de ensino, táticas de aprendizagem e processos de educação. Isso tudo porque não existe uma educação específica, mas diferentes ideias de educação que se complementam e que constroem a sociedade e seus indivíduos.

O que é educação?

A educação é muito mais do que os estudos e conhecimentos de habilidades. Ela vai muito além disso. Educação é um conjunto de costumes, hábitos e valores transmitidos através de gerações.

Além do conhecimento técnico e prático dos estudos, educação engloba a cortesia, respeito, noções de civilidade, saber viver em sociedade. Tudo que está relacionado à capacidade de socialização.

Porém, nós também podemos determinar a educação como o desenvolvimento de nossas faculdades físicas e mentais. Dessa forma, ela se associa aos dois conceitos mais conhecidos no Brasil.

A minha definição favorita é que educação não é só o desenvolvimento de nossas habilidades. E também não é apenas os costumes transmitidos por geração. Ela é composta por essas duas partes diferentes que impactam na formação do ser humano.

A educação brasileira na formação

No Brasil, nós temos bem a ideia de que a educação está associada a esses dois conceitos. Não é raro ouvirmos que educação vem de casa. Sabemos que é preciso ensinar os valores desde pequeno para as nossas crianças. Assim como devemos desenvolver essas habilidades técnicas, mas no final existe uma polarização dos conceitos.

Um lado joga a educação para a escola. Outro lado joga para a família. Quando, na verdade, esses dois núcleos sociais deveriam trabalhar de forma conjunta para auxiliar na formação da sociedade.

Outro erro comum é acreditar que a educação vem apenas durante a infância. Somos educados a todo momento. Quando aprendemos alguma habilidade nova, quando temos bons exemplos e maus exemplos também. Precisamos estar sempre abertos para receber essa educação e saber que estamos sendo influenciados por tudo ao nosso redor.

Somente quando entendemos o pape da educação numa sociedade e na formação pessoal e profissional é que podemos evoluir como ser humano e conquistar todos os nossos objetivos.

Gostou? Então Compartilhe com seus amigos:
 
Comentários:
 
 
Últimos Artigos
News
Cadastre-se e receba informativos
VEJA UM VIDEO
 
Últimos Artigos
Palestras
Facebook
 
Siga: palestraspalestrantepalestrantes Compartilhe:
 
 

 
palestras © 2012 todos os direitos reservados
Web Design