antonio braz
Telefone: (18) 4101-1143 • (18) 3223-9880
Emails: contato@antoniabraz.com.br | antoniabraz@antoniabraz.com.br
Siga: palestraspalestraspalestrante Compartilhe:

Desenvolvimento pessoal e a importância do autoconhecimento

18/01/16
Desenvolvimento pessoal e a importância do autoconhecimento

O autoconhecimento é um processo lento, e doloroso em alguns casos, mas que é essencial para o desenvolvimento pessoal. Esse processo é de reconhecer quem nós somos verdadeiramente, mas pode doer se não estivermos preparados e confiantes de todo o nosso potencial. Apesar disso, esse aprendizado será essencial para o seu crescimento em diferentes aspectos da vida.

Esse autoconhecimento alinhado à confiança te deixará mais forte para enfrentar todas as adversidades que encontrar pelo caminho. Sem um deles, você desistirá rapidamente ou tomará as decisões erradas.

Como eu disse antes, o caminho do desenvolvimento pessoal através do autoconhecimento não é tão simples. Durante este processo, a cabeça prega inúmeras armadilhas para que desistamos de nos aprofundarmos em nosso próprio ser e que possamos ser controlados por suas peripécias. Mas superar esses desafios te leva a um estado emocional de paz e relaxamento para todos os desafios que vierem pela frente.

Autoconhecimento e desenvolvimento pessoal

A nossa autoestima em frente às diferentes situações está diretamente relacionada ao autoconhecimento e a confiança que temos. Isso tudo porque esse caminho leva para o desenvolvimento pessoal e nos permite ser mais estáveis emocionalmente, agindo um pouco mais pela razão quando nos deparamos com qualquer situação.

O autoconhecimento permite que possamos ter maior controle sobre as emoções. O quanto nos conhecemos é essencial para esse crescimento. A maior parte das pessoas acredita que se conhecem profundamente, mas, na verdade, conhecem muito pouco sobre elas mesmas e, por isso, não conseguem crescer. Você não ama alguém que pouco conhece e como pode amar a si mesmo se sabe tão pouco sobre essa pessoa que vive dentro de você?

Esse conhecimento é essencial para amar um pouco mais você e ter um desenvolvimento pessoal impactante. Isso tudo ajuda a fortalecer a sua autoestima e te prepara para as variadas dificuldades que encontrará no caminho.

Tente reconhecer suas principais qualidades e defeitos. Se essa for uma tarefa difícil, faça esse exercício diariamente. E não tenha medo de ressaltar os pontos positivos. Isso não é ser esnobe, é reconhecer suas qualidades. Esse exercício te ajudará no desenvolvimento pessoal para que possa aprimorar cada vez mais os seus pontos negativos ou usar os pontos positivos para que os defeitos não possam se sobressair.

O aprimoramento pessoal nas empresas

Nos últimos anos, temos visto muitas empresas investindo no desenvolvimento pessoal de seus funcionários e incentivando-os na busca pelo autoconhecimento. Esses profissionais que conhecem todo seu potencial são muito valiosos e tem um potencial incrível porque desenvolvem suas paixões profissionais junto das pessoais.

Imagina um designer. Uma das suas principais paixões deve ser desenhar. Ele deve adorar suas ilustrações e quer estudar cada dia mais para isso. Esse não é só seu trabalho, mas uma parte dele. Quando descobre isso e passa a praticar e fazer os desenhos por lazer, ele está cada vez mais feliz pelo seu trabalho e o ambiente que está inserido.

E não é só dessa forma que podemos analisar isso. O desenvolvimento pessoal também constrói melhores relações pessoais e profissionais. Se você percebe que é muito autoritário através do autoconhecimento e deseja mudar isso, você está contribuindo para mudar suas relações, pessoas e profissionais. É por isso que as empresas têm apostado tanto no autoconhecimento de seus funcionários.

E você também deve apostar no seu. Essa é a melhor estratégia de desenvolvimento pessoal e vai te ajudar a ter uma vida muito melhor. Como diria a música, conheça-te a ti mesmo!

Gostou? Então Compartilhe com seus amigos:
 
Comentários:
 
 
Últimos Artigos
News
Cadastre-se e receba informativos
VEJA UM VIDEO
 
Últimos Artigos
Palestras
Facebook
 
Siga: palestraspalestrantepalestrantes Compartilhe:
 
 

 
palestras © 2012 todos os direitos reservados
Web Design