antonio braz
Telefone: (18) 4101-1143 • (18) 3223-9880
Emails: contato@antoniabraz.com.br | antoniabraz@antoniabraz.com.br
Siga: palestraspalestraspalestrante Compartilhe:

Como aumentar a autoestima e motivação para o empoderamento da mulher

26/02/16
Como aumentar a autoestima e motivação para o empoderamento da mulher

Nós conquistamos muitas coisas no decorrer dos últimos anos. As conquistas das mulheres no século XXI são incríveis. Nos livramos de séculos de dominação por parte dos homens e, aos poucos, conquistamos muitos espaços que antes não eram destinados a nós. Profissões decisivas, cargos de liderança, direito ao voto etc. Todas essas conquistas vieram através de mulheres que nunca se contentaram com o lugar que foi lhe destinado no mundo. Porém, esses séculos de dominação tiraram algo importante de boa parte das mulheres. Sua autoestima.

Após anos sem espaço em diversos setores da sociedade, essa autoestima foi arrancada de nós refletindo ainda hoje os reflexos de uma sociedade totalmente controlada pelos homens. E isso traz péssimos resultados. O medo de serem aceitas pela sociedade e a pressão por precisarem se provar melhores que os homens é constante.

Uma frase muito popular diz que, para a sociedade, não basta que uma mulher tenha o mesmo potencial que um homem. Ela precisa ser duas vezes melhor que o homem para provar seu valor. E isso ainda destrói a autoestima de milhares de mulheres no Brasil e no mundo todo.

Aumentar a autoestima dessas mulheres e motivá-las para que consigam conquistar cada vez mais resultados, tanto na vida pessoal quanto na profissional, é um caminho para continuarmos quebrando essas amarras que ainda impedem muitas mulheres de conquistarem o seu lugar no mundo.

Propaganda prova a baixa autoestima da mulher

Há poucos anos, a marca Dove fez uma propaganda que causou um grande barulho no mundo todo. Uma ideia simples, mas que mostrou como a baixa autoestima leva muitas mulheres cada vez mais para baixo.

Em um experimento simples, um artista ficava dentro de uma sala conversando com uma mulher, mas sem ver seu rosto. A mulher devia descrever sua aparência para que o artista a desenhasse. Logo em seguida, uma terceira pessoa entrava em cena para descrever essa mulher. E o resultado foi surpreendente.

Quando comparados, os desenhos feitos pela descrição da mulher e da terceira pessoa eram completamente diferentes. O primeiro ressaltava apenas os seus defeitos, enquanto os segundos ressaltavam suas qualidades. Se você nunca viu, você pode assistir esse lindo ensaio sobre a autoestima feminina aqui.

Como melhorar a autoestima e a motivação da mulher

A baixa autoestima das mulheres está, muitas vezes, relacionada à aparência, mas relacionar somente a isto é uma visão preconceituosa do assunto. Nós precisamos levantar a moral dessas mulheres em todos os pontos de sua vida, desde à profissão até a vida amorosa. Não é raro ver mulheres que estão em trabalhos que não gostam ou presas a relacionamentos por considerarem que não conseguem encontrar nada melhor.

Por isso, eu vou usar algumas dicas simples que podem levantar sua autoestima e te motivar para seguir em frente, sempre em busca de novas conquistas profissionais e pessoais.

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é uma Análise SWOT. Essa é uma ferramenta muito usada nas empresas, mas que você pode usar para levantar a autoestima. É muito simples! Basta pegar uma folha e dividi-la no meio vertical e horizontalmente.

Feito isso, marque o primeiro quadro de cima como “Forças” e o segundo como “Fraquezas”. E depois marque o primeiro de baixo como “Oportunidades” e o segundo como “Ameaças”.

Agora preste atenção nessa parte:

  • Em forças marque todos os pontos fortes sobre você, desde beleza, personalidade e conhecimentos.
  • No campo fraquezas, você deve marcar todos os pontos fracos.
  • Em oportunidades, marque todas as oportunidades que o mundo oferece para você.
  • Agora, coloque todos os riscos que o mundo traz para você em ameaças.

Essa precisa ser uma análise fria e sincera. Não importa quanto tempo leve, tente responder isso da maneira mais sincera possível. Eu sei que é difícil destacar nossas próprias qualidades, mas esse é um importante exercício de autoconhecimento.

Com este quadro pronto, você poderá cruzar as informações. Literalmente traçar um X sobre ele. As suas forças podem ser usadas para anular as ameaças externas e as oportunidades podem ser usadas para anular suas fraquezas pessoais. Esse é um exercício simples que te ajudará a entender melhor o seu posicionamento atual no mundo e elevar a autoestima.

E não esqueça de definis objetivos para que você possa ter sempre um foco. Esses objetivos serão importantes para você sempre seguir em frente motivada.

Tendo essa melhor noção de onde você está, você pode definir para onde deseja ir. Onde você quer estar daqui dez anos? O que pretende fazer da sua vida? Qual seu maior sonho? Trace os objetivos para tudo isso. Será muito mais fácil se você tiver uma visão de seu real lugar no mundo.

E não se esqueça dos objetivos a curto prazo. Afinal, cada pequeno objetivo conquistado é um pouco mais de autoestima elevada.

E, quanto às críticas que encontrar no meio do caminho, saiba lidar com elas da melhor maneira possível. A verdade é que as críticas são naturais e feitas a qualquer pessoa, mas nós, humanos, tendemos a nos importar muito com as críticas destrutivas e pouco com as construtivas. Faça o contrário e verá como isso dará uma turbinada em sua autoestima!

Não se esqueça! Levantar a autoestima é um exercício diário para que as mulheres conquistem cada vez mais lugares de relevância no mundo todo e se livrem das amarras que as impedem de crescer.

Gostou? Então Compartilhe com seus amigos:
 
Comentários:
 
 
Últimos Artigos
News
Cadastre-se e receba informativos
VEJA UM VIDEO
 
Últimos Artigos
Palestras
Facebook
 
Siga: palestraspalestrantepalestrantes Compartilhe:
 
 

 
palestras © 2012 todos os direitos reservados
Web Design