antonio braz
Telefone: (18) 4101-1143 • (18) 3223-9880
Emails: contato@antoniabraz.com.br | antoniabraz@antoniabraz.com.br
Siga: palestraspalestraspalestrante Compartilhe:

O empoderamento feminino no ambiente de trabalho

18/03/16
O empoderamento feminino no ambiente de trabalho

O empoderamento é um assunto que está em constante discussão. Esse debate se acalorou muito nos últimos tempos e vai desde a sexualidade até o ambiente corporativo. Chegamos ao ponto de alguns políticos de renome dizerem que as mulheres deveriam ganhar menos do que os homens porque engravidam e têm direito à licença maternidade.

Essa situação reflete que, apesar de todas as conquistas das mulheres no século XXI, nós vivemos em um mundo que o machismo continua muito forte e precisamos continuar esse trabalho de empoderamento para que possamos ocupar cada vez mais espaços no mercado de trabalho.

Para quem chegou agora nesse assunto, o empoderamento das mulheres pode parecer algo novo, mas, apesar do termo ser novo, este é um assunto trabalhando através da elevação da autoestima feminina nas últimas décadas.

A importância do empoderamento das mulheres

Como eu disse, o empoderamento feminino já é debatido há muito tempo, mas só ganhou este nome em 2010 quando a ONU divulgou o documento Princípios do Empoderamento das Mulheres, uma importante referência no ambiente corporativo.

Esse empoderamento feminino no ambiente de trabalho que despertou atenção até mesmo da Organização das Nações Unidas é reflexo de um empoderamento em toda a sociedade, mas ele deve ser trabalhado diariamente. As diferentes oportunidades para homens e mulheres fazem com que muitas não se sintam fortes suficientes para ocupar grandes cargos.

Por isso, essa mudança é feita no ambiente de trabalho e na sociedade como um todo. A mulher deve ser enxergada como um forte agente econômico e o empoderamento é o principal caminho para isso. O primeiro passo para a mulher ser enxergada socialmente pelo seu potencial é ela enxergar seu próprio potencial.

Os princípios do empoderamento das mulheres!

Como eu disse antes, Os Princípios do Empoderamento das Mulheres foi lançado em 2010 pela ONU. No total, são 7 princípios e vou listá-los aqui:

  1. Estabilidade de liderança corporativa sensível à igualdade de gênero
  2. O tratamento justo de homens e mulheres no ambiente de trabalho, respeitando as diferenças.
  3. Garantia de segurança, bem-estar e saúda às mulheres e homens que trabalham na empresa.
  4. Promoção de capacitação, desenvolvimento profissional e educação para as mulheres.
  5. Apoio ao empreendedorismo feminino e promoção de políticas de empoderamento.
  6. Promoção de igualdade de gênero através da sociedade e do ativismo social.
  7. Medição, documentação e publicação do progresso das empresas na busca pela igualdade de gêneros.

Diante desses princípios, o empoderamento das mulheres é essencial para que possamos alcançar essa sociedade igualitária.

Gostou? Então Compartilhe com seus amigos:
 
Comentários:
 
 
Últimos Artigos
News
Cadastre-se e receba informativos
VEJA UM VIDEO
 
Últimos Artigos
Palestras
Facebook
 
Siga: palestraspalestrantepalestrantes Compartilhe:
 
 

 
palestras © 2012 todos os direitos reservados
Web Design