antonio braz
Telefone: (18) 4101-1143 • (18) 3223-9880
Emails: contato@antoniabraz.com.br | antoniabraz@antoniabraz.com.br
Siga: palestraspalestraspalestrante Compartilhe:

A humanização promovida pela tecnologia e pelas redes sociais

08/04/16
A humanização promovida pela tecnologia e pelas redes sociais

A humanização e a tecnologia estão entrando em um combate profundo nos últimos tempos. Eu já até escrevi um artigo sobre essa discussão aqui, mas eu gostaria de me aprofundar muito mais em um outro detalhe muito importante. Cada vez mais, nós debatemos se a tecnologia está deixando os processos muito mecânicos e se a humanização é necessária, porém, a tecnologia não pode servir de ferramenta para humanização?

A tecnologia e a humanização podem trabalhar de mãos dadas para promover uma qualidade de vida muito melhor para pessoas de diferentes locais e com as mais variadas limitações.

A humanização na saúde

Para você entender melhor o que estou falando, eu vou contar a história da minha irmã, Cidinha Mendonça. Há alguns anos, ela sofreu com um câncer grave e ficou sem falar durante o tratamento. Ela teve muitas dificuldades de se comunicar e manter as relações com as pessoas, mas a tecnologia trouxe essa capacidade de volta.

O Facebook se tornou muito mais que apenas uma rede social para a minha irmã. Ele se transformou em sua maior plataforma de comunicação com o mundo externo. Para a Cidinha, o Facebook foi responsável por parte da humanização de seu tratamento. Sem essa ferramenta, que é tão simples e já faz parte do nosso dia a dia, ela poderia ter muitas dificuldades de comunicação.

Uma atitude tão simples quanto abrir o Facebook e ver as mensagens publicadas pelos amigos, os debates nos grupos sociais e a conversa com quem deseja lhe ajudar, fez com que a minha irmã passasse por aquele período de uma forma mais humanizada. Em meio a todos os problemas, ela ainda tinha toda uma comunidade junto dela.

O debate sobre humanização

Mesmo com casos como as da minha irmã, as redes sociais são, cada vez mais, acusadas de afastar as pessoas e tornar as relações mais frias. Assim como a tecnologia no geral é acusada de deixar as relações menos humanas e mais mecanizadas. E o conceito de humanização surge através dessa ideia.

Mas, precisamos entender que essas tecnologias são fantásticas. O problema é como nós a utilizamos. Os celulares, redes sociais etc. se tornaram extensões de nossos corpos. Eles aumentam os nossos sentidos e proporcionam uma melhor qualidade de vida se utilizados da maneira correta. No caso da minha irmã, por exemplo, foram responsáveis por facilitar toda a sua comunicação.

Aplicativos que rodam nos celulares e computadores faz com que deficientes visuais consigam ler livros em velocidade superior a quem enxerga plenamente. Um aplicativo lê os livros para eles. E como estão treinando diariamente com esses aplicativos nas mais variadas tarefas digitais, eles conseguem entender velocidades que jamais conseguiríamos. Entre tantos outros exemplos.

Chegou o momento de pararmos de debater se a tecnologia acabará com a humanização e precisamos focar nossa discussão como a tecnologia pode auxiliar na humanização.

Gostou? Então Compartilhe com seus amigos:
 
Comentários:
 
 
Últimos Artigos
News
Cadastre-se e receba informativos
VEJA UM VIDEO
 
Últimos Artigos
Palestras
Facebook
 
Siga: palestraspalestrantepalestrantes Compartilhe:
 
 

 
palestras © 2012 todos os direitos reservados
Web Design