Menu fechado

Servidor Público: regalias e responsabilidades

O que é ser um Servidor Público? O Servidor Público é um profissional que trabalha diretamente para o governo federal, estadual ou municipal, exercendo os deveres do Estado em diversas instâncias, sendo atividades importantes de uma sociedade, já que nenhum país funciona sem esse quadro de funcionários.

Atualmente, é grande o número de pessoas querem seguir essa carreira devido à segurança e estabilidade financeira oferecida pela profissão. Porém, elas esquecem que existe uma enorme responsabilidade, pois tudo deve ser feito com agilidade e perfeição para atingir os anseios da comunidade, afinal, trabalhar para o Governo é sinônimo de servir aos cidadãos, à coletividade.

Existem inúmeros cargos e funções exercidas por agentes públicos e também diversas formas de se chegar a eles, todavia, os concurseiros devem decidir lutar pela carreira pública antes de se quer começar a estudar. Ter a certeza do salário no fim do mês, adquirir qualidade de vida e fazer planos a longo prazo são ótimas vantagens deste emprego estável, mas se a pessoa não for determinada, a estabilidade oferecida pode se converter em acomodação e terminar em estagnação profissional. Na maioria dos casos, o que leva alguém a prestar concurso é pela necessidade, não pela vocação, e por isso, existe muita desmotivação na área.

Passam-se os anos e a grande maioria dos funcionários públicos acabam parando no tempo, pois a acomodação faz com que os servidores não procurem mais estudar, reciclar seus conhecimentos e se aprofundar na área de formação, perdendo assim a vontade de realizar novos objetivos.

Em tempos de desemprego e mercado altamente competitivo, trabalhar em um órgão federal, estadual ou municipal pode ser considerado a solução para milhares de brasileiros resolverem seus problemas, como receber o salário em dia e garantir uma boa aposentadoria. O quesito “aposentadoria” entra como segunda vantagem mais citada entre os concurseiros, pois a diferença de valor é bem considerável. No setor público, a lei permite a aposentadoria integral, ou seja, ao se aposentar, o servidor passa a receber valor igual ao salário que tinha quando trabalhava.

Com todas as vantagens observadas acima, em relação ao trabalho público, é contraditório dizer que a escolha de servir à população não é boa, mas é uma alternativa que deve ser pensada e analisada antes de cair em desapontamento com a profissão, já que muitas vezes não é valorizada como deveria.

Antonia Braz

Palestrante, Educadora, Especialista em Gestão de Pessoas, Psicopedagoga e Pedagoga