Menu fechado

Como identificar oportunidades na carreira

Como identificar oportunidades na carreira

As oportunidades não podem ser deixadas de lado. Vivemos numa sociedade em que elas são vistas como acontecimentos raros e que devem ser abraçados rapidamente. Afinal, quem desperdiça a oportunidade de crescer na vida, ser promovido e de viver num mundo melhor? Porém, apesar de serem extremamente procuradas, nem todos estão preparados para identificar essas oportunidades.

Muitos de nós temos a ideia de que basta trabalhar todos os dias durante o oito horas e, de repente, nosso chefe chegará na sala e dirá: você foi promovido. Mas, pense bem. Quantas vez isso já aconteceu na sua vida?

Se você faz apenas o padrão, espere ser reconhecido como um funcionário padrão. As oportunidades devem ser reconhecidas e criadas por nós mesmos. É preciso entender que você é uma marca que deve ser valorizada dentro da empresa em que trabalha.

Sabe quando um colega de trabalho faz muito menos do que você, mas constrói boas relações e sabe trabalhar seu nome pessoal é promovido? Isso acontece justamente porque não basta ser um bom profissional pra ser promovido.

Você precisa ter um trabalho excelente, mas também precisa de bons relacionamentos, ser uma voz de liderança e participar ativamente das ações da empresa. Se muitos são promovidos fazendo apenas a parte social, sem um bom trabalho, imagina o que você pode conseguir sendo bom nos dois!

Sabe aquela oportunidade de participar de um congresso que você deixou escapar? Poderia ser um mundo de oportunidades diferentes. Não apenas na empresa que você trabalha, mas em várias outras áreas.

As oportunidades aparecem para todos a todo instante, mas somente quem está preparado para identificá-las é capaz de aproveitá-las. Por isso, é preciso trabalhar duro, mas também é preciso identificar as oportunidades na carreira.

Uma forma de exercitar a identificação de oportunidades na carreira é manter-se constantemente atualizado, para estar sempre atento aos movimentos e tendências do mercado.

Além disso, é essencial construir uma rede de contatos. Pessoas com quem você deseja se relacionar profissionalmente. Um provérbio africano diz que você é a soma das cinco pessoas ao seu redor. Então, cerque-se de pessoas boas e com bons conhecimentos profissionais.

As oportunidades na carreira surgem, mas você precisa estar preparado para vê-las!