Menu fechado

O que é perdão? Entenda de uma vez por todas!

O que é perdão? Entenda de uma vez por todas!

Se existe um conceito que persegue as pessoas e suas ações é o perdão. Tentar entender o que é o perdão é um esforço que todos têm. Um esforço que dá os melhores frutos, por isso é bom entender e aceitar.

Em poucas palavras, perdoar é desculpar, entender o erro e a ofensa e passar por cima dele para manter um relacionamento mais saudável. Como se você abrisse mão da raiva e fose em busca de uma solução melhor.

O perdão impede o ressentimento. Facilita uma vida mais equilibrada e sem mágoas.

Entenda o que é perdão

A palavra perdão vem do grego “abrir mão” ou “deixar ir embora”. E encontrar esse equilíbrio é exatamente se livrar da magoa que um erro ou ofensa possam vir a criar.

O perdão vem ainda do amor e nunca da procura nos próprios interesses. Sobre nunca engavetar as dores criadas pelos outros e não contabilizar esses erros. É seguir em frente.

Por outro lado, perdoar não significa ignorar, mas deixar que as consequências daquelas ações continuem existindo. É preciso que os erros sirvam de ensinamento, mas os ofendidos devem dar a quem os ofendeu essa oportunidade de melhorar.

O perdão faz toda diferença

Mas o mais importante é entender que perdoar não deve ser fechar os olhos, mas não guardar o ressentimento. É reconhecer que seu perdão é uma arma que você tem a seu favor, já abre mão da raiva e vai em busca da felicidade.

Portanto, se coloque no lugar da outra pessoa e perceba o quanto o seu perdão pode ser importante para o outro. Ser razoável faz toda a diferença e entender a grandeza de seus atos pode ser a diferença entre o equilíbrio e magoa.

Perdoar deve então ser algo feito o quanto antes, já que a raiva não pode ter espaço. Os melhores frutos estão no perdão, nunca no ressentimento, na mágoa ou na raiva.