Menu fechado

Como eu posso me perdoar?

Como eu posso me perdoar?

Talvez a pessoa mais difícil de perdoar no mundo seja eu mesma. Entender que o “me perdoar” é tão importante quando o “perdoar” é um passo para o fim de qualquer mágoa. Mas isso não significa que seja fácil!

Quando você não entende a importância de perdoar a si mesmo, só vê o seu caminho ser atrapalhado pela mágoa e pela resistência de não se permitir seguir adiante.

Não se perdoar é o mesmo que não se deixar aprender com os próprios erros. E quando você não aprende, está fadado a cometer os mesmo erros.

Me perdoar é um caminho de libertação

O mais importante na hora de se perdoar é entender que todo mundo pode errar, não só você. Não adianta se enganar, é preciso refletir e entender o quanto a culpa e o medo podem atrapalhar seu julgamento.

Você deve identificar seus sentimentos e encará-los com clareza. Entender que a culpa pode ficar de lado quando entendemos a importância do perdão. Sem nos perdoarmos dos nossos erros, fica mais difícil de entendermos que é preciso deixar isso no passado para seguir para o futuro.

Por isso precisamos assumir essa responsabilidade, entender que existem consequências em cada ato nosso. Entender que os erros podem servir de ensinamento desde que você deixe espaço para essa mudança.

A mágoa por nossos atos não nos permite crescer. Perdoar é o único caminho.

Esse é o momento de se perdoar

Mas ainda assim, perdoar a si mesmo é um dos maiores desafios que existem. Um esforço para se aceitar e ainda lutar contra a sua auto estima e uma série de convenções que não te permitem aceitar a possibilidade de que um erro pode ser perdoado.

Isso porque o mais importante é entender que perdoar não quer dizer ignorar, mas entender os erros e não deixar que eles obstruam aquilo que você que você acha necessário para seguir em frente.

Perdoar a si mesmo é abrir uma oportunidade para entender que um tropeço pode significar levantar, bater a poeira e chegar ainda mais longe.