Menu fechado

Arranque esses mitos sobre o perdão da sua vida!

Arranque esses mitos sobre o perdão da sua vida!

Perdoar é andar para frente. Mas existem algumas coisas que você precisa saber sobre o perdão.

E não é nada fácil e simples, mas obrigatório. Precisamos entender o perdão, saber o quanto ele é importante, mas ao mesmo tempo, entender o peso que ele representa.

O problema é que isso vai nascendo a partir de impressões de muitos, um caminho que cria mitos e impressões errôneas e que devemos enfrentar.

Conheça, então, alguns mitos sobre perdoar que você deve deixar de lado.

Mitos sobre o perdão

O primeiro mito que deve cair por terra é o de que perdoar é esquecer. O que aconteceu não deve nunca ser deixado de lado. Você precisa sempre se lembrar daquilo, mas, ao contrário de esquecer, deve aprender com isso.

O perdão permite que você aprenda, mas permite mais ainda que o outro lado se recorde. E quando você aprende, não esquece.

A mágoa não deve nos mover e o perdão deve nos libertar para que possamos aprender e não repetir nossos erros, assim como para estarmos preparados.

Um outro mito diz respeito às cicatrizes, de você só precisar perdoar uma vez. Uma cicatriz é algo para sempre, a dor pode voltar e até novos machucados semelhantes podem surgir, mas você deve sempre lembrar que quando você perdoa, a cicatriz fica para o passado.

Lidar com o passado e deixa-lo esquecido é o modo mais eficiente de perdão.

A importância do perdão verdadeiro

Por isso mesmo, perdoar não tem limites. Todos erramos e todos gostaríamos de encontrar o perdão diante de cada erro.

Se o erro se repetir, reflita, mas perdoe, vá em frente e deixe para o passado mais essa mágoa. Precisamos tratar os outros do mesmo jeito que gostaríamos que fossemos tratados.

Por fim, é importante saber que os erros dos outros precisam ser perdoados, mas os outros não precisam mais ser as pessoas que eram. A dor causada pode ser perdoada, as relações mudam e você anda para frente. Deixe a outra pessoa ir também.

O mais importante do perdão é lembrar que ele nos permite caminhar sem olhar para trás. Algo que não tem preço.