Nunca na história da humanidade estivemos tão sob o efeito de estresse e informações, mas nosso dia-a-dia precisa continuar, nossas tarefas diárias precisam continuar sendo feitas, independente da pressão. Controlar o nervosismo passa a ser uma obrigação de quem quer viver bem.
E não se engane! O nervosismo é algo que vai te acompanhar para o resto da vida. Não adianta fingir que ele não existe, o melhor a ser feito é aprender a conviver com ele e até fazer disso o combustível para dias melhores. Aprender com os problemas e ultrapassar as barreiras com mais facilidade.
Por isso, qualquer dica de como controlar o nervosismo é sempre muito bem vinda.
Controlar o nervosismo através da respiração
E a primeira dica de todas é, talvez, a mais simples: respire. Longa e tranquilamente, de um jeito que seu corpo vai ter a impressão de que tu está bem. Quando você está nervoso ou aflito, sua respiração é curta e ofegante, então fazer o contrário mostra para seu corpo que tudo está certo.
Feche os olhos por um segundo, vá respirando mais lentamente até entrar em um ritmo relaxante e calmo. Conte até algum número ou repita uma frase que te inspire e crie um ritmo. Sim, a lógica é a mesma da ioga e de meditações em geral, e não é à toa que tanta gente faz delas uma parte importante de suas vidas.
Uma dica prática de como controlar o nervosismo
E quando ficar nervoso experimente escrever. Não qualquer coisa, mais seus pensamentos. Tente listar tudo aquilo que está te deixando nervoso. Descreva suas emoções e tudo que está sentindo.
Quando acabar de escrever, leia tudo com muita calma, reflita por um minuto, amasse o papel e jogue fora. O gesto é simbólico, mas o resultado quase sempre é concreto e você verá todos seus sentimentos ruins e o nervosismo ficarem para trás na lata do lixo.
Mas mais importante que tudo isso, não esqueça e nem ignore o que está sentido, o melhor caminho é sempre encarar e aprender a lidar com tudo isso.