Estar preparado para vender em um ambiente cada vez mais dinâmico, com clientes mais exigentes e concorrentes agressivos é o grande desafio do profissional vendedor. Atualmente, o mercado exige aprimoramento das habilidades e comportamento profissional. O cliente é informado, muitas vezes sabendo mais do que o próprio vendedor, por isso é preciso atualizar-se sempre!
A tecnologia que permite inúmeras facilidades, também proporciona ao cliente um acesso direto com o fornecedor. Diante dessa situação, o que o vendedor pode fazer? A melhor tática é usar o poder do convencimento! Apesar da globalização, ainda é necessário o fator humano de persuasão. Ser criativo, pró-ativo e emotivo são algumas características fundamentais que o vendedor precisa adquirir.
É importante entender que mudanças ocorrem constantemente e que o mundo das vendas também evoluiu. Afinal, o consumidor tornou-se mais prudente ao gastar seu dinheiro, além disso, há uma grande oferta de bens de consumo no mercado e em diferentes canais de propaganda. Vender atualmente é muito mais do que oferecer. É desenvolver relacionamentos duradouros e gerar satisfação para ambos os lados.
Vendas é uma das profissões mais antigas do mundo, porém é onde o profissional mais se desenvolveu e se adaptou à realidade do mundo contemporâneo. Atuante desde a Revolução Industrial, na Inglaterra, da metade do século XVIII até a metade do século XIX; com a influência do início da industrialização, o vendedor caixeiro viajante ganhou destaque e ares de personalidade. Porém, foi somente com a prosperidade do pós-guerra, em 1945, que empresas investiram em seu aperfeiçoamento.
Agora sua abordagem se faz com uma análise de fatores críticos ao negócio das empresas. Uma apresentação satisfatória, ou não, pode estabelecer mudanças e responsabilidades daquele estabelecimento.
Mas afinal, o que fazer para ser um excelente profissional de vendas no mundo de hoje? Deve-se ter em mente: planejamento estratégico pessoal, marketing, postura, atitude, saber entusiasmar o desejo por seu produto e transmitir confiança. Avaliar a forma como se dirigir ao seu cliente é fundamental para estabelecer um diálogo com clareza, deixando-o feliz por ter investido tempo na sua visita. Sobretudo, jamais fazer falsas promessas.
Antonia Braz tem mais de 25 anos de experiência em Educação é Palestrante, Pedagoga, Psicopedagoga, e Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas e Presidente da Central de Voluntários de Presidente Prudente-SP.
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