Espírito de liderança! Esse termo está cada vez mais em alta. Vemos pessoas ressaltando a “atitude de líder” em outras pessoas todos os dias. O mercado valoriza cada vez mais os profissionais que trazem essa essência em sua carreira, mas o que, na realidade, diferencia um líder de um chefe?
No Brasil, nós vivemos anos trabalhando com chefes. Estamos habituados a sermos comandados e não gostamos de pessoas que estão em cargos acima de nós. Isso tudo porque essas pessoas não estão preparadas para tomar uma atitude de líder.
As atitudes de um líder o separam de um chefe!
Um líder é um cara motivador. Não importa qual seja o seu cargo na instituição que trabalha, ele sempre se destacará de outros profissionais motivando-os e ajudando-os a chegar cada vez mais longe. Essa é uma atitude de líder. Ele não precisa estar em um cargo de chefia para ter o espírito de liderança.
Agora, o chefe é aquele profissional que foi promovido. Ele está acima dos outros, então, todos precisam obedecer suas ordens. O chefe não faz parte da equipe. Ele comanda a equipe. Se algo sai errado, o chefe não assume a culpa. Ele faz questão de procurar logo um culpado.
O líder motiva, o chefe pressiona. O líder sabe comunicar, o chefe sabe mandar. O líder faz parte da equipe, o chefe está acima.
Para facilitar ainda mais essa diferença, eu separei quais são as principais atitudes de líder!
Principais atitudes de líder:
- Um líder também erra e assume seus erros para seus superiores e seus liderados.
- Uma atitude de líder é se colocar no lugar das pessoas que está liderando.
- Prestar atenção no que todas as pessoas da equipe estão esperando.
- Um bom líder não fala apenas. Ação é a maior atitude de líder que pode existir.
- O melhor líder sabe compartilhar informações com a equipe ao invés de guardar para ele.
- Atitude de líder é saber que ainda sabe pouco e continuar em constante crescimento.
- Um bom líder sabe identificar as diferenças e individualidades de cada pessoa.
- Definir metas também é atitude de líder. A melhor forma de mostrar um futuro pra equipe.
- A comunicação assertiva faz parte da rotina de todos os líderes.