O mundo se transformou muito nos últimos anos e as conquistas das mulheres no século XXI foram um dos principais responsáveis por boa parte dessas mudanças. Hoje, por exemplo, nós podemos encontrar um grande número de mulheres executivas ocupando cargos de destaques em grandes corporações. Algo que seria considerado loucura até algumas décadas atrás.
Mas a verdade é que as mulheres executivas estão transformando o mundo dos negócios trazendo uma visão muito diferente deste universo corporativo comandado apenas por homens que estão no topo da sociedade. Essas mulheres conseguem trazer uma visão plural das coisas e impactar cada vez mais pessoas com seus trabalhos.
Isso vem acontecendo, principalmente, no mundo do marketing e comunicação das grandes empresas. Se antes, nós enxergávamos uma visão mais dura do mundo e propagandas mais discriminatórias, hoje, nós já vemos uma comunicação mais suave e que conversa com os mais diferentes segmentos.
Um grande exemplo disso são datas como dia das mulheres e dia das mães. Quando este ambiente corporativo – e até mesmo a publicidade – eram completamente comandados por homens, as propagandas dessas datas vendiam utensílios para casa e eletrodomésticos. Atualmente, existem muitas estratégias de comunicação que vão no sentido contrário. Enxergando a mulher como muito mais que uma dona de casa.
Mulheres executivas trazem uma nova visão!
Um caso recente entre as mulheres executivas que chamou a atenção do mundo todo foi o de Bonnie Ross. Ela é uma importante executiva do mundo dos games, atualmente vice-presidente da Microsoft Studios.
Bonnie se transformou em uma das mulheres que chamou a atenção do mundo quando assumiu o cargo de executiva da franquia Halo, uma das mais importantes da Microsoft, mas que estava beirando a falência.
Um dos principais problemas dessa série de jogos era sua visão unilateral e estereotipada, principalmente quando se fala em personagens femininas. Quando assumiu o cargo, Bonnie Ross jogou o projeto que estava em andamento no lixo e começou do zero. Pode parecer uma grande loucura, mas essa atitude alinhada à nova visão que ela trouxe à franquia fez a marca faturar mais de US$ 400 milhões apenas em 2014.
O potencial de uma mulher executiva
As mulheres executivas têm mostrado um grande potencial por trazer uma conversa mais plural para as diferentes esferas da sociedade. Não à toa, o número de mulheres que ocupam cargos de liderança é cada vez maior. Sem contar toda a rede em apoio às mulheres empreendedoras que vem sendo criado no decorrer dos últimos anos.
Porém, ainda é preciso fazer muito mais para potencializar essas mulheres empreendedoras. A verdade é que muitas de nós ainda sofremos com uma baixa autoestima estimulada durante séculos para colocar a mulher no único lugar que lhe foi destinado, em casa cuidando dos filhos.
Por isso, se torna cada vez mais importante aumentar a autoestima da mulher para que ela possa sempre buscar o seu lugar no mundo, mesmo que ele não tenha sido destinado a você!