O empoderamento é um assunto que está em constante discussão. Esse debate se acalorou muito nos últimos tempos e vai desde a sexualidade até o ambiente corporativo. Chegamos ao ponto de alguns políticos de renome dizerem que as mulheres deveriam ganhar menos do que os homens porque engravidam e têm direito à licença maternidade.
Essa situação reflete que, apesar de todas as conquistas das mulheres no século XXI, nós vivemos em um mundo que o machismo continua muito forte e precisamos continuar esse trabalho de empoderamento para que possamos ocupar cada vez mais espaços no mercado de trabalho.
Para quem chegou agora nesse assunto, o empoderamento das mulheres pode parecer algo novo, mas, apesar do termo ser novo, este é um assunto trabalhando através da elevação da autoestima feminina nas últimas décadas.
A importância do empoderamento das mulheres
Como eu disse, o empoderamento feminino já é debatido há muito tempo, mas só ganhou este nome em 2010 quando a ONU divulgou o documento Princípios do Empoderamento das Mulheres, uma importante referência no ambiente corporativo.
Esse empoderamento feminino no ambiente de trabalho que despertou atenção até mesmo da Organização das Nações Unidas é reflexo de um empoderamento em toda a sociedade, mas ele deve ser trabalhado diariamente. As diferentes oportunidades para homens e mulheres fazem com que muitas não se sintam fortes suficientes para ocupar grandes cargos.
Por isso, essa mudança é feita no ambiente de trabalho e na sociedade como um todo. A mulher deve ser enxergada como um forte agente econômico e o empoderamento é o principal caminho para isso. O primeiro passo para a mulher ser enxergada socialmente pelo seu potencial é ela enxergar seu próprio potencial.
Os princípios do empoderamento das mulheres!
Como eu disse antes, Os Princípios do Empoderamento das Mulheres foi lançado em 2010 pela ONU. No total, são 7 princípios e vou listá-los aqui:
- Estabilidade de liderança corporativa sensível à igualdade de gênero
- O tratamento justo de homens e mulheres no ambiente de trabalho, respeitando as diferenças.
- Garantia de segurança, bem-estar e saúda às mulheres e homens que trabalham na empresa.
- Promoção de capacitação, desenvolvimento profissional e educação para as mulheres.
- Apoio ao empreendedorismo feminino e promoção de políticas de empoderamento.
- Medição, documentação e publicação do progresso das empresas na busca pela igualdade de gêneros.
Diante desses princípios, o empoderamento das mulheres é essencial para que possamos alcançar essa sociedade igualitária.