Você já reparou que todas pessoas que conquistam o sucesso pessoal e profissional têm uma única característica em comum? Elas são extremamente “cara de pau” para correrem atrás de seus sonhos ou encontraram alguma forma de vencer a timidez.
Isso porque a comunicação, fazer-se ser notado e ter uma boa marca pessoal são extremamente relevantes. Você, com certeza, já viu pessoas que não eram tão boas no serviço, tecnicamente falando, mas que sempre conquistaram promoções e foram alçadas aso cargos de chefia graças ao bom relacionamento que construiu e por fazer-se ser notada.
Sabe por que isso acontece? Porque, segundo Jim Rohn, 20% é técnica e 80% é estratégia. O que isso quer dizer? Que o seu conhecimento é responsável por apenas 20% das suas conquistas, os outros 80% são resultados das estratégia que traçou para chegar lá. E vencer a timidez pode ser uma dessas estratégias, já que ser notado é um dos grandes segredos do sucesso. Woody Allen usa números parecidos para dizer 80% do sucesso é aparecer.
Por isso, hoje, vou ensinar algumas dicas pra você vencer a timidez e conquistar muito mais resultados pessoais e profissionais!
Como vencer a timidez no trabalho
O primeiro passo para vencer a timidez é não ter medo. Por um lado, o medo é ótimo. É uma defesa natural do corpo para não cairmos em armadilhas e sobrevivermos em meio à natureza. Porém, é necessário saber dosar o medo e analisar a situação.
Use esse medo como um alerta do que pode dar errado e não para te paralisar. Além disso, é essencial que você se conheça. Assim, saberá como reagir em diferentes situações e estará preparado para tudo que possa acontecer. Uma dica simples, mas excelente para vencer a timidez.
Não adianta achar que você irá vencer a timidez do dia pra noite. Muito pelo contrário. Esse é um trabalho diário. Por isso, é preciso construir objetivos e metas que te ajudem nessa conquista. Dê um passo por vez e se recompense por isso.
Um exercício simples pra vencer a timidez é conhecer pessoas novas diariamente. Isso te ajuda a ter mais confiança para falar abertamente. Se apresente da melhor forma que conseguir, explique o que você faz e, quando ver, estará com uma confiança incrível!