Empreender já é um grande desafio em qualquer lugar do mundo. Ser mulher empreendedora é ainda mais complicado. Nós precisamos superar diversas expectativas e desafios, que não surgem para os homens, pelo simples fato de nós sermos mulheres.
São todas as dificuldades naturais de empreender multiplicadas por dificuldades que são nos impostas socialmente desde que nascemos. Por isso, hoje, eu separei 5 grandes desafios que toda mulher empreendedora deve superar!
Os desafios das mulheres empreendedoras
- Impor sua posição – Isso mesmo! Muitas mulheres empreendedoras precisam impor seu lugar no local de trabalho. Na maioria das vezes, elas não são respeitadas e muitas não as consideram “dignas” de estarem naquele posto. Afinal de contas, a sociedade sempre nos ensinou que lugar de mulher é na cozinha. Por isso, toda mulher empreendedora deve lutar muito para impor sua posição. É claro que isso não é feito na força bruta, mas nós não podemos ser “apenas” tão boas quanto os homens. Precisamos ser melhores. É o único jeito de conquistar esse espaço.
- Falta de confiança – Nem todos os desafios da mulher empreendedora são externos. Na verdade, o maior desafio de todos é interno. Nós somos ensinadas desde pequenas a conhecer o nosso lugar no mundo. São poucas que estão psicologicamente preparadas para empreender. Por mais que tenham todo o potencial, elas têm uma grande dificuldade de confiar nelas mesmas. Por isso, um dos primeiros desafios a ser superado é conquistar confiança para ter mais resultados.
- Apoio familiar – Quantas mulheres sendo criadas para se tornar executivas, empresárias etc. você já viu? São raras… E essa falta de apoio familiar continua mesmo depois de adultas. Como abrir sua empresa se precisa criar filhos? E você não vai fazer as coisas pro marido dentro de casa? Não seria melhor um emprego com mais estabilidade em que trouxesse segurança para a família? Todos esses questionamentos surgem dentro da família. E justamente por eles estarem apenas querendo nosso bem que essa falta de apoio é tão desafiadora.
- Quebrar o machismo – A mulheres estão causando uma revolução silenciosa no mundo dos negócios. Boa parte dos cargos de liderança, hoje, estão nas mãos de mulheres. Porém, o machismo ainda é frequente nos ambientes corporativos. E a mulher empreendedora não está longe dele. As piadas sobre sua posição e a pouca valorização dos liderados devem ser vencidos com seu sucesso.
- Compromissos extra profissionais -Os homens também têm família, filhos etc., mas à mulher que cabe o papel de tomar conta disso, segundo a sociedade. Por isso, a mulher empreendedora também precisa conciliar sua vida pessoal e profissional de uma forma muito mais complexa.