Você talvez não saiba quem é Daniel Goleman, mas já ouviu falar em Inteligência Emocional. E acredite: ambos estão intimamente ligados.
Jornalista científico por formação, Goleman escreveu em 1995 um livro que tratava de comportamento do ser humano e se chamava Emotional Intelligence (Inteligência Emocional). O livro ficou no topo da lista dos mais vendidos do New York Times por mais de um ano e meio, sem contar as traduções em 40 línguas pelo mundo.
Mas quem foi Daniel Goleman?
Parte de seus estudos aconteceram, justamente, enquanto escrevia uma coluna para o mesmo jornal sobre ciência, comportamento e cérebro. Mas foi sua passagem pela Índia que mudou muito de sua visão de mundo.
Enquanto frequentava um doutorado em Harvard, visitou a Índia, passou muito tempo com o mentor espiritual Neem Karoli Baba. Na volta para os Estados Unidos, onde começou a lecionar palestras na universidade e escrever para a revista Psychology Today, no ponto de partida que o levou para o New York Times no começo dos anos 80.
Mas mais importante que seu currículo é aquilo que se pode aprender com estudos de Goleman, por isso, confira 7 frases que podem mudar seu jeito de enxergar o mundo.
As frases de Daniel Goleman
- “A verdadeira compaixão não significa só sentir a dor do outro, mas também se mexer para tentar aliviar isso”
- “Um jeito de aumentar sua força de vontade é conseguindo administrar nossas distrações ao invés de deixar que elas administrem a gente”.
- “Um pré-requisito para a empatia é, simplesmente, prestar atenção à pessoa que está sofrendo”
- “Quanto mais ‘socialmente inteligente’ você é, mais feliz, mais robustas e mais prazerosas serão suas relações”
- “Professores precisar estar confortáveis falando sobre sentimentos. Isso é parte do ‘ensino emocional’ – um grupo de habilidades que todos podem desenvolver, incluindo a capacidade de ler, entender e responder de modo apropriado para nossas próprias emoções e também as emoções dos outros”
- “Emoções são contagiosas. Nos todos sabemos disso por experiência própria. Você saber que, após um divertido café com um amigo se sente bem. Sabe que um atendente rude em uma loja faz você se sentir mal”
- “O ‘cérebro emocional’ responde a um estímulo muito mais rapidamente do que o ‘cerebro racional’”