Não existe tratamento melhor para o câncer do que não se deixar abater. Saber que a doença precisa ser combatida dia após dia, tanto pelo paciente, quanto por todos que estão ao seu redor.
E essa luta, mais do que enfrentar o câncer, mostra, inspira e serve de exemplo para quem a contrai e não sabe o que fazer diante do diagnóstico. Mais do que um sobrevivente e um guerreiro, cada um é uma inspiração para todos.
Durante 16 anos minha irmã, Cidinha Mendonça, não apenas lutou contra o câncer, mas venceu. Para ela (como gostava de dizer), “cada dia tem sido uma grande vitória, tudo com superação e alegria de viver”. O segredo, mais do que não se deixar abater era saber que essa luta dependia também dela.
De seu diário que manteve por todo esse período, nasceu o livro “Um Novo Amanhecer na Luta Contra o Câncer”. Um legado que deve servir de inspiração para todos que se encontrarem na mesma situação, mas que, diferente dela, ainda não tenham encontrado o melhor caminho para travar essa batalha diária.
Para Cidinha, cada dia valia um agradecimento, a impressão de que se fosse capaz de lutar e ser feliz até com o menor dos detalhes então teria a obrigação de encontrar inspiração e motivação para continuar vencendo.
O primeiro capítulo do livro, “Viva o Oxigênio que Invade o Nariz e Faz a Gente Ser Feliz”, resume então essa impressão de que às vezes não agradecemos o suficiente a tudo aquilo que nos faz estar vivos. Cada pequeno momento deve servir de inspiração para viver e ser feliz.
É preciso ter fé, não só no sentido religioso, mas também na capacidade de acreditar que poderá vencer o câncer, tanto com o tratamento, quando com sua vontade de ser saudável e feliz.
Não existe tratamento melhor contra o câncer do aquele que você produz dentro de si mesmo. A força e o poder de acreditar que tudo vai dar certo e dará. Minha irmã lutou até o último dia e provou que é possível viver cada dia com uma alegria imensa!