Os melhores líderes sempre são os melhores comunicadores. Você já prestou atenção nisso? Não é apenas coincidência, mas é que a comunicação assertiva é um dos principais pontos fortes da liderança. Isso não significa que para ser um bom líder é preciso ser um bom orador. Mas que deve saber se comunicar de diferentes formas.
O que é comunicação assertiva?
A comunicação assertiva é a habilidade de se comunicar aberta e honestamente com os outros sem infringir os seus direitos. É saber quando falar e quando ficar quieto. Ela é essencial para que possa atingir os seus objetivos.
Uma pessoa sem as capacidades de comunicação assertiva tem dificuldades em fechar negócios, conquistar o que precisa no trabalho e, até mesmo, de se relacionar com amigos e familiares. Isso porque uma pessoa assertiva consegue discordar e mostrar suas insatisfações sem ferir ou constranger o outro.
A comunicação assertiva pode ser treinada e aplicada por todas as pessoas. Ela deve ser praticada diariamente para que cresçamos pessoalmente e profissionalmente. Por isso, separei algumas dicas para treinar a assertividade:
Dicas de comunicação assertiva:
- Sempre pense no que vai falar. É preciso saber o que está dizendo e sobre o que está dizendo.
- Não dê muitas voltas e vá direto ao ponto. Não ser direto deixa claro sua falta de argumento.
- Tenha certeza de que o outro está acompanhando o seu raciocínio. Você precisa ter certeza de que ele está entendendo.
- Esteja sempre atento ao que o outro diz. Além de saber falar, você precisa saber ouvir.
- Fale uma linguagem simples que o seu ouvinte possa entender e sem usar muitas gírias e jargões.
- As emoções são decisivas. Aposte nelas na sua fala para que seu ouvinte entenda melhor o que diz.
- O bom humor é essencial para a comunicação assertiva. As pessoas bem humoradas costumam ser mais ouvidas do que as outras.