Quem nunca sonhou em ter estabilidade no emprego, benefícios garantidos e, ainda de quebra, ter um salário invejável? Tais possibilidades podem tornar-se realidade através de concursos públicos; porém, a tarefa é árdua e requer muita disciplina com os estudos.
Em uma competitividade cada vez mais acirrada, o fantasma da insegurança e a crise financeira que assola o país a cada ano, estão levando o jovem brasileiro a buscar por editais e materiais didáticos específicos, de acordo com a Associação Nacional de Proteção e Apoio ao Concurso – Anpac. Desde 2010, anualmente, cerca de 10 milhões de brasileiros realizaram provas de concursos públicos.
Mas quais são os requisitos para garantir a vaga? Quanto tempo devo estudar? Se eu passar, estou garantido? Há possibilidade de demissões? Funcionário público ganha muito e trabalha pouco? Essas e outras perguntas passam na cabeça do concurseiro de primeira viagem que não vê a hora de ver seu nome entre os classificados.
Contudo, é preciso ter em mente que servidor público, apesar de algumas regalias, é um empregado comum e deve seguir algumas regras para permanecer no emprego. Nada são flores. Já que de acordo com a Constituição de 1988, dentre os requisitos, a tão sonhada estabilidade vem somente após três anos de efetivo exercício, desde que seja considerado apto em avaliação especial de desempenho. Atualmente, dentre os cargos mais disputados, estão: Senado Federal e Câmara dos Deputados, Receita Federal, Tribunal de Contas da União, Ministério Público da União, Polícia Federal, Banco Central, Agência Brasileira de Inteligência e Supremo Tribunal Federal, com salários que variam de 2 mil a 13 mil reais por mês.
Entretanto, na hora de procurar por edital, você deve buscar o autoconhecimento e avaliar seu perfil para evitar possíveis frustações futuras. Questione-se: Será uma boa escolha investir em concurso público logo após formar-me na faculdade? Estarei satisfeito com as funções e atividades diárias que irei realizar? Isso é um sonho meu ou dos meus pais? Onde ficam meus projetos de empreendedorismo? Após, se as respostas forem insatisfatórias, reavalie suas necessidades, caso contrário, dedique-se aos estudos, fique atento aos editais e boa sorte!