Após um ano produtivo e cansativo, uma boa opção que as empresas encontram é confraternizar com toda equipe de trabalho a fim de estreitar a parceria e comemorar conquistas e resultados obtidos. É hora de reunir os colegas, porém é preciso ficar atento a certos detalhes já que a festa é uma extensão do ambiente de trabalho e algumas atitudes podem afetar e constranger o cotidiano, afinal, ninguém quer ser motivo de chacota assim que o recesso terminar.
Festas de final de ano podem ter resultados positivos ou negativos em sua carreira, já que estará cercado das mesmas pessoas com quem convive diariamente. Por isso, esqueça assuntos de trabalho e jamais pense em fazer fofocas, comentários maldosos ou usar a situação para tentar se promover e “puxar saco” da chefia. Contudo, nada de desabafar sobre assuntos pessoais, por exemplo, afinal, colega de trabalho é restringido ao cordial.
Portanto, é fundamental observar três aspectos para manter o marketing pessoal positivo: horário, vestimenta e bebida alcoólica. Segundo a etiqueta, o ideal é chegar ao local do evento, no mínimo, 15 minutos após a hora marcada no convite e retirar-se quando a festa estiver terminando. Eventos diurnos, como almoços e churrascos, pedem um visual mais descontraído, já um jantar agrega-se esporte fino, porém não são permitidos decotes ousados, roupas justas, peças curtas ou com muito brilho.
O grande tabu é a bebida alcoólica, a qual gera uma grande dúvida: beber ou não beber? Eis a questão! Desde que ingeridas com moderação, a bebida alcoólica é bem-vinda, porém, se você é do tipo que “se solta” com uns drink’s a mais, é melhor nem passar perto daquela que pode se tornar um cavalo de troia para gafes históricas. Contudo, há quem se incomode com tais “exigências” e prefira a não comparecer ao compromisso social, entretanto, a não presença pode também pode surtir negativamente, podendo o funcionário ser visto como antipático aos demais. O ideal é permanecer cerca de duas horas na festa, pelo menos.
Inconscientemente, a reunião pode servir para fazer networking e acentuar o marketing pessoal. Ao conversar com colegas de outros setores pode ser de grande utilidade para o desenvolvimento de novos projetos ou até mesmo de ganhar¬¬¬ visibilidade com os superiores, contudo, vai depender da imagem que você vai deixar no âmbito pessoal e não somente profissional.