Menu fechado

A mulher do século XXI

As mulheres vêm lutando, desde a década de 1960, ano após ano, por sua emancipação, e agora exercem funções executivas que eram ocupadas apenas por homens, e o mercado de trabalho mostrou-se receptivo a elas.

As mulheres sempre receberam educação diferenciada para adquirir uma capacidade particular na organização, na objetividade, habilidade feminina da fala e em todas as demais responsabilidades, e talvez tenha sido essa educação que proporcionou a elas a possibilidade de preencher esses cargos com tanta excelência.

No entanto, os encargos que anteriormente eram designados às mulheres ainda continuam sob a responsabilidade delas, como fazer comprar para o lar, levar filhos à escola ou ao médico.

Isso leva à reflexão que a mulher acumulou funções, ou seja, sofre pressões na empresa, onde os superiores comumente são homens, e ao chegar em casa administram o lar e a educação dos filhos.

Por isso a mulher do século XXI deve se indagar sobre o que realmente quer para sua vida: liberdade, independência financeira ou ser eterna escrava do tempo e sem tempo para o descanso. Um paralelo interessante que é possível fazer é a utilização de métodos anticoncepcionais para gerar um número menor de filhos e no tempo adequado, e assim diminuir o tempo de afastamento da empresa por motivo de maternidade. A mulher necessita se posicionar e saber aonde quer chegar para não correr o risco de não realizar seus sonhos ou de não chegar a lugar algum.

Se os filhos, tanto do sexo masculino quanto feminino, passarem a ser educados, desde a infância, a auxiliar na manutenção do lar, desempenhando pequenas tarefas, vão crescer mais independentes e conviver melhor em família. O companheiro deve compreender que as responsabilidades devem ser divididas, assim como as contas. A educação é a peça fundamental para a concretização dessa realidade, onde a responsabilidade passa a ser compartilhada por todos os moradores do lar.

Antonia Braz tem mais de 25 anos de experiência em Educação é Palestrante, Pedagoga, Psicopedagoga,  e Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas e Presidente da Central de Voluntários de Presidente Prudente-SP.

Veja outros artigos em : www.antoniabraz.com.br

E-mail: antoniabraz@antoniabraz.com.br

Este material pode ser reproduzido desde que citado a fonte.