Menu fechado

A mulher no mercado de trabalho

É cada vez mais nítida a participação da mulher em diferentes áreas da sociedade que lhe confiam direitos políticos, econômicos e sociais, assim como os homens. Isso começou quando as mulheres resolveram se unir para lutarem por seus direitos, conseguindo passar por diversos preconceitos e até chegarem onde estão.

A mulher consegue transmitir a importante e árdua tarefa de modificar hábitos com a delicadeza e a clareza necessária para despertar o envolvimento de cada indivíduo e a importância da mudança de cada um. Ela passou a ser mais valorizada e conquistou um lugar extremamente importante no mercado de trabalho e na sociedade, ocupando, algumas vezes, os melhores cargos em uma empresa.

É um toque diferenciado no seu comportamento que chama a atenção. Ela é totalmente empreendedora, proativa, criativa, tem iniciativas sensatas, estabelece objetivos e faz um planejamento para alcançá-los, sempre com persistência. A mulher tem o dom de superar barreiras e a coragem de correr os riscos de transformações.

O grande avanço feminino frente à economia e à política mostra a força da mulher em entender os problemas tendo sempre boas formas de resolvê-los. Agilidade, praticidade e experiências vindas do convívio familiar, do ser mãe e do feeling que o lado feminino traz dentro de si.

Ainda existem muitos casos de violência, de preconceito, salários baixos, trabalho demasiado, entre outros. Mas essa realidade, felizmente, esta se tornando cada vez menor. Há algum tempo nota-se sua competência, habilidade e conhecimento técnico. Pesquisas revelam que as mulheres estão assumindo grande participação em cargos de liderança, como nas áreas de: finanças, gerências e diretorias.

Na área da tecnologia da informação e seguros, que anteriormente eram vistas como algo masculino, com menor presença das mulheres, também mostrou diferença. Já em outros setores como bancos, as mulheres sempre foram à maioria em áreas de relacionamento e investimento. Somente no setor de RH que, historicamente é reduto feminino, apresentaram queda no percentual de contratações de mulheres.

Um grande exemplo de empresa que valoriza nossa protagonista é O Boticário, que atua na área de cosméticos e perfumaria, sendo a empresa extremamente sensível às questões femininas e tem nas mulheres seu público majoritário, representando 65% do quadro funcional e 60% dos cargos de direção. A empresa oferece as suas funcionárias uma excelente assistência médica e investe na valorização da figura feminina ao promover o Prêmio “Escalada Feminina”, para aquelas que se destacam por seu trabalho na comunidade.

São características assim que empresas e multinacionais procuram para continuarem líderes da economia. São essas mesmas mulheres que estão projetando um futuro crescente e conquistando cada vez mais a liberdade de escolha profissional.

Antonia Braz tem mais de 25 anos de experiência em Educação é Palestrante, Pedagoga, Psicopedagoga,  e Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas e Presidente da Central de Voluntários de Presidente Prudente-SP.

Veja outros artigos em : www.antoniabraz.com.br

E-mail: antoniabraz@antoniabraz.com.br

Este material pode ser reproduzido desde que citado a fonte.