Menu fechado

Como a terapia de constelações ajuda a quebrar padrões!

Como a terapia de constelações ajuda a quebrar padrões!

A terapia de constelações familiares é uma técnica que ajuda a pessoa a se entender melhor. Mas, talvez, tenha mais coisa para ser entendido. Principalmente pela quantidade de nuances e possibilidades que vem com ela.

Por isso é tão importante entender que, por mais que esteja no nome, a constelação não é uma terapia onde os resultados e envolvimento são longos e precisam de tempo para serem observados e entendidos. A ideia aqui é rápida, para muitos, apenas uma sessão já basta.

É preciso ter uma visão muito mais ampla sobre o assunto para que ele faça sentido e demonstre o seu verdadeiro poder.

A terapia de constelações

O primeiro ponto a ser entendido é a característica principal da constelação de entender e trabalhar sobre padrões. Nas sessões se procura (e encontra!) aquelas repetições que vem se amontoando sobre as pessoas, muitas vezes até sem elas terem o conhecimento disso.

Uma perda na família pode nunca se resolver, há até o entendimento racional, mas o que está por trás continua criando obstáculos, mesmo que estejam trabalhando no inconsciente.

O resultado disso pode ser uma perda no presente que desperta o mesmo bloqueio e impeça a pessoa de ir além daquilo. Como se criasse um padrão emocional que trava seu caminho.

A constelação sistêmica ajuda sua vida

A constelação é essa técnica que vai além da resposta que está sobre tudo. De permitir olhar para a frustração do agora para entender de onde esse mesmo sentimento tirou forças para aplacar o indivíduo de um jeito ainda mais forte.

Ao buscar esse tipo de opção você se permite amplificar o entendimento sobre você mesmo através daquilo que esteve acontecendo ao seu redor. A solução não vem para arrumar o problema do presente, mas sim para entender o trauma ou dificuldade que estava ligada àquilo que formou o como você é hoje.

Ninguém é simples, portanto, entender as peças que formas esse quebra-cabeça podem ser a possibilidade de entender o quadro inteiro e até quem colocou cada peça e cada lugar.