Menu fechado

Como funciona constelação familiar com bonecos?

Como funciona constelação familiar com bonecos?

Dentro das maiores questões ligadas à terapia de constelação familiar, talvez a mais comum seja a respeito da constelação familiar com bonecos. Além das pessoas quererem saber como ela funciona, ainda ficam curiosas se ela realmente funciona.

Antes de qualquer dúvida, é bom se aprofundar na própria constelação familiar e entender que, na verdade, a ideia não é trazer soluções, mas sim esclarecer e ajudar as pessoas a se conhecerem melhor.

A ideia geral é conseguir as ferramentas necessárias para continuar essa jornada de modo mais eficiente, feliz e sem obstáculos.

Portanto, é hora de entender essa variação com bonecos.

Como funciona a constelação familiar com bonecos

Cada pessoa faz parte de um sistema. Esse grupo de pessoas com as quais você criou laços e ligações que formaram sua personalidade.

Segundo a teoria das constelações familiares, muitos dos comportamentos do indivíduo no presente são um reflexo de ações, amores, fracassos e traumas não só dele, mas de um padrão que se criou através do que aconteceu em volta desse sistema.

Enquanto em uma sessão coletiva as pessoas passam a representar esse sistema e facilitam a visualização dos problemas e soluções, a possibilidade dos bonecos permite que essa dinâmica acontece com essas representações inanimadas.

As soluções da constelação familiar

Mas, sobre tudo isso, a terapia de constelação familiar é uma possibilidade da pessoa se deixar encontrar aquilo que está em seu inconsciente. Um caminho que pode levar a liberação de caminhos para soluções para os problemas.

As constelações familiares podem acontecer para sanar uma série de problemas próximos a você. Desde conflitos familiares até brigas entre casais. Isso sem contar a ajuda que dá quando o assunto são perdas e falta de comunicação. Passando para o mundo corporativo, as constelações podem até ajudar na relação entre sócios, companheiros de trabalho e até pessoas de uma equipe.

Portanto, a terapia de constelação familiar é uma solução que ainda traz muitas dúvidas, mas que aos poucos está mostrando uma eficácia que faz com que as questões abram espaço para soluções.