Menu fechado

Conheça os principais sintomas da síndrome do pânico!

Conheça os principais sintomas da síndrome do pânico!

Talvez seja muito mais comum do que você imagina, e ignorar a grandiosidade desse problema pode trazer uma série de complicações. A síndrome do pânico é algo bem sério, e quanto mais fugir de entender suas razões, causas e como lutar contra ela, mais difícil de lidar com isso.

De modo resumido, a síndrome do pânico pode ser considerada um transtorno de ansiedade que pode atrapalhar bastante a vida de quem precisa conviver com isso. Quem tem, acaba tendo que lidar com um desespero e um medo que são tão intensos que não deixam a pessoa entender direito nem porque está sentido aquilo.

Na maioria das vezes, nem existe um motivo realmente grande o bastante para essa reação, a ansiedade e o receio de que algo ruim aconteça faz com que isso tome proporções incompreensíveis.

Essas crises vêm sempre de modo inesperado e agudo o suficiente para impedir que a pessoa consiga ter tempo de compreender e lutar contra o que está acontecendo. Sua rotina e seu dia-a-dia ficam então ameaçados pelo mundo ao seu redor, mesmo que você não consiga entender isso tudo.

Entendendo a síndrome do pânico

Mas a síndrome do pânico não acontece só na cabeça, muito pelo contrário, a crise de ansiedade dispara no organismo uma série de sintomas que podem fazer com que a pessoa passe realmente por um problema físico.

De cara, a síndrome do pânico aumenta os batimentos cardíacos, o que é seguido por uma sensação de falta de ar que deixa tudo ainda mais complicado. Nos próximos passos, você ainda pode ter um formigamento nas mãos e uma sensação de fraqueza que pode te levar até a um desmaio.

Na maioria dos casos, tudo isso acontece junto de uma sensação de calor que você não entende de onde veio, mas que provoca suores frios. Um aperto no peito só é completado ainda com uma impressão de terror, de que o perigo está a sua espreita.

Por isso é tão importante entender o que está sentindo para conseguir lidar minimamente bem com isso.

Como tratar síndrome do pânico

Talvez o melhor jeito de tentar tratar a síndrome do pânico seja com a companhia de um psiquiatra, já que ele tem a capacidade de entender melhor seu caso e até lhe passar algum tipo de medicamento que possa aliviar sua ansiedade.

Mas talvez o mais importante seja qualquer tipo de psicoterapia que irá te ajudar a se entender melhor e a lidar com seus medos e ansiedades. É a partir dai que você conseguirá lidar melhor com os medos e com a impressão de estar perdendo o controle.

A síndrome do pânico não é um estado ou uma pequena crise, é uma doença com uma gravidade que pode prejudicar bastante quem tem que lidar com ela, por isso, a informação é sempre o melhor remédio contra ela. E, nesse caso, isso só depende de você.