Diferente do QI, a inteligência emocional não é nata. Para se atingir um nível onde você tire proveito dela, é preciso, então, trabalhar inteligência emocional como se fosse uma outra capacidade adquirida pelo anos de vida.
E você deve fazer isso, principalmente, pois ela é muito mais importante do que você imagina. Sucesso, consistência, paz, enfim, tudo vem com a inteligência emocional, tudo que você precisa para se relacionar melhor com as pessoas ao seu redor, seja na vida privada ou profissional, vem com a inteligência emocional.
Aprenda a trabalhar inteligência emocional
E a principal característica da inteligência emocional é que ela é a compreensão daquilo que você está sentindo. Como se você conhecesse muito melhor suas emoções e fizesse delas o combustível para dias menos estressantes.
Quanto mais você controla aquilo que sente, menos se permite tomar decisões por impulso ou carregadas por uma emoção ruim e que acabam te fazendo se arrepender daquilo.
O outro lado da inteligência emocional é que você ainda consegue fazer com que isso se estenda para as outras pessoas, já que você conseguirá entender melhor o que elas estão sentindo, já que criou para si uma biblioteca de emoções e consegue usá-las para entender aquelas que são semelhantes.
Trabalhando com inteligência emocional
E os exercícios para você desenvolver melhor essa inteligência emocional passam, justamente, por você conhecer essas emoções. E isso pode ser feito, literalmente, com uma lista. Tente entender aquilo que está sentindo e aos poucos você verá, não só a repetição, mas também o quanto, certos momentos, são precedidos (e procedidos) de emoções semelhantes.
Com isso em mãos é fácil controlar o que está sentido, já que você prevê o que irá acontecer, consegue substituir isso em sua mente e se deixar ser uma pessoa mais serena e controlada. Conhecendo suas reações, você confia mais em você. Não importa a crise, você sempre estará calmo, já que sabe o que está sentindo.
Você não nasce com essa inteligência emocional e nem, muito menos, com as emoções, portanto, desenvolva o conhecimento delas e não se deixe ser dominado por aquilo que sente.