Você sabe o que é constelação familiar sistêmica? Um conceito simples, mas que faz uma diferença enorme na de se conhecer melhor.
Isso porque, na maioria das vezes, é difícil entender como nossos filhos e netos acabam repetindo atitudes e até caminhos de sua família. A resposta pode estar na genética, mas também na convivência e numa série de fatores que, juntos, formam cada um de nós.
Por isso, entenda melhor a constelação familiar sistêmica.
Desvendando a constelação familiar sistêmica
Quando se fala em constelação, o que vem à cabeça são sempre as estrelas. Essa é realmente a referência que você deve ter para entender esse fenômeno.
Imagine que uma constelação é um agrupamento de estrelas que se formam um desenho que formamos para facilitar o entendimento e uma formação de cenário.
O que a psicoterapia acredita é que a constelação familiar sistêmica, como o nome já diz, é um sistema. Como se estivéssemos ligados a nossas famílias e qualquer outro tipo de relacionamento que vamos construindo dia-a-dia.
Como se tudo ao nosso redor nos influenciasse.
Como funciona uma constelação familiar sistêmica
E há vários pequenos fenômenos que formam esse sistema. O primeiro deles é o pertencimento, ou o sentimento de estar nessa constelação de um que jeito transcende qualquer tipo de moral ou merecimento.
Outro fenômeno é a ordem, que está diretamente relacionado a hierarquia e a necessidade de entender, escutar e respeitar àqueles que vieram antes. Cada conselho ou ensinamento é de um valor que transcende o acadêmico.
E isso ainda vai mais longe com o equilíbrio. Quase como o direito e possibilidade de estar no mesmo patamar de qualquer pessoa próxima dentro desse sistema. E isso provoca a necessidade de corresponder e colocar em prova aquele velho ditado de que “gentileza sempre gera ainda mais gentileza”.
Uma troca que pode ser algo bom, mas também pode ser negativa, o que faz com que todo o sistema acabe pensando em uníssono e crie uma espécie de sentimento geral. Como se todo o organismo fosse um só.
Quando você consegue entender essa constelação familiar sistêmica, fica mais fácil compreender traumas, depressões e mais uma série de assuntos relacionados a emoções e problemas cotidianos. Portanto, dê uma chance a essa constelação familiar sistêmica.