Muitas vezes, as agruras da vida podem atrapalhar. E não tem outro jeito, é preciso se entender e usar isso para o benefício próprio. Nessas horas, a terapia da constelação familiar pode ser uma ferramenta imprescindível.
E isso acontece, já que hoje já se sabe, com certeza, que os problemas do indivíduo pode ser o reflexo de uma série de acontecimentos e influências externas, incluindo padrões familiares que acabam se repetindo de geração em geração.
E como cada método pode trazer diferentes resultados quando o assunto é psicologia, é importante entender como funciona o das constelações familiares.
Como funciona a terapia da Constelação Familiar
A terapia da constelação nasceu com o alemão Bert Hellinger e busca a ligação que o indivíduo tem diante de um sistema maior que ele. Esse sistema entende padrões vindos, justamente, das famílias onde cada um está inserido.
Situações e adaptações que se repetem diante de uma consciência familiar onde ele está inserido. A ideia de Hellinger é ainda que tudo isso é ditado por três ordens, as chamadas: Ordens do Amor.
Essas três ordens dizem respeito a: Hierarquia, Dar e Receber e, por fim, o Sentimento de Pertencimento.
A primeira delas, diz respeito à sensação de cronologia e do respeito a essa ordem. Do pai ou mãe se definindo como “primeiro”, diante do filho, “segundo” e assim por diante.
O equilíbrio de Dar e Receber é a o que gera a igualdade e a sensação de sintonia.
Por fim, o Pertencimento encara a família como a possibilidade daquela pessoa estar dentro de um sistema maior, mas que, ainda assim o considere imprescindível, já que todo o sistema é equilibrado e justo com todos.
Entendendo a terapia da constelação na prática
Imagine uma situação onde um indivíduo tem problema com a esposa. Diante desse foco, o psicólogo passa a mapear todo entorno do paciente, desde número de familiares, até traumas, doenças, mortes, separações, casamentos mais uma série de detalhes.
Com isso em mãos, o psicólogo, com a ajuda de um grupo de pessoas, consegue projetar esse problema à partir do ponto de vista dessas pessoas, o que possibilita que o paciente consiga impressões diversificadas de seu problema.
Os problemas da vida são muitos, assim como a possibilidade de entender isso e enfrentar esses obstáculos. E a Terapia da Constelação Familiar é uma ferramenta que ajuda ainda mais nesse caminho.