Menu fechado

O perdão é uma escolha!

O perdão é uma escolha!

O perdão não é um sentimento, mas uma decisão. Não é algo que você o faz movido pelo coração, mas por entender que aquilo é o melhor a ser feito.

Temos pressa, somos movidos pela impaciência e se não entendermos que o perdão nos prende ao passado, estaremos fadados a não deixarmos tempo para o futuro.

A mágoa pode nos prender no chão e não permitir que alcemos voos mais altos. Portanto, perdoe.

Valorizando o perdão

Mas sobre tudo isso, perdoar deve ser a arte de seguir em frente, não esquecer. Você irá sempre se lembrar, mas isso não fará mais que esse momento do passado se torne algo doloroso.

A mágoa te prende, mas o perdão te livra. Te permite esquecer a dor e só aprender com aquele momento. Errar é fácil, as cicatrizes se formam e o aprendizado é o que fica, mas perdoar é o único jeito de passar por cima disso tudo.

Quem perdoa, escolhe. Ao perdoar você decide que quem ofende terá a possibilidade de mudar, se arrepender e passar adiante essa gentileza. E tudo isso é uma decisão. Uma análise que pesa o que é melhor para aquela situação.

Portanto, esqueça seu sentimento, quem perdoa é sua mente do jeito mais pragmático possível.

O perdão é transformador

O perdão não é aproveitamento e nem exploração, mas sim a aceitação dos erros dos outros. Inofensivo ou não, o erro pode ser esquecido e a pessoa pode aprender com isso, basta ter o perdão para livrar sua consciência.

Quando se perdoa, se permite que essa transformação de erro em aprendizado seja possível. Isso deve ser feito com todos e independente das razões. Perdoar é permitir que o outro siga em diante.

Lembre do que está envolvido, abra mão do ressentimento e se permita enterrar esse sentimento ruim. Perdoar é abrir as portas para as situações que poderão vir, e não ficar preso a esse momento do passado.