Será que a gente está preparado para perdoar? Melhor ainda, será que sabemos como perdoar?
Perdoar é se permitir seguir em frente e possibilitar que ambos os lados aprendam com o que aconteceu. Quando não perdoa, não deixa ir embora o sentimento.
Entenda então como perdoar.
Como perdoar ajuda a você mesmo
Talvez, expectativa e frustração sejam dolorosas, mas é preciso perdoar, entender que o fardo que é preciso carregar diante dessa opção. Por isso, aprenda a perdoar. Siga com a ideia de ir em frente e permitir que o outro lado também vá.
Perdoar é quebrar o ciclo. Fazer com que uma mágoa que empurra uma situação seja quebrada e deixe de atrapalhar a possibilidade de entender o que aconteceu e como aprender com isso.
Muitas vezes, o perdão vem com a impressão de que não se pode deixar que a outra pessoa se safe do que fez, que “pague”, quando na verdade, o mais importante é pensar no quanto pode ser bom perdoar.
O perdão diminui os níveis de estresse e faz com que sua saúde mental melhore. Melhora o sono, baixa a pressão e relaxa, já que você para de pensar nisso. Perdoar é esquecer.
Trabalhando o perdão na sua vida
O maior problema de não perdoar é que, enquanto você não o faz, fica lidando com emoções negativas. E, como é obvio, o que é negativo não é bom.
O rancor acaba com o relacionamento e isola as pessoas. Não perdoar passa também pela insegurança de conseguir deixar a dor para trás. Passar por cima de seus sentimentos pode ser difícil, mas é esse esforço que valerá a pena.
Raiva comprimida só atrapalha sua vida, tudo fica difícil enquanto você não permite que o perdão te livre de todos esses sentimentos.
O melhor é criar a memória. Quando você perdoa, relaxa. Quando relaxa, cria a certeza de que esse sentimento positivo vai estar sempre presente cada vez que você perdoar.
Portanto, perdoe. Se não sabe como, aprenda.