Os problemas, destemperos, erros e tropeços sempre existirão. Mas saber como perdoar alguém pode ser a diferença entre repetir os erros e aprender.
Isso, de ambos os lados. É impossível deixar que o passado cure suas próprias feridas se você continua pensando nelas, mesmo depois de feitas. A magoa atravanca o caminho.
Portanto, perdoe. Aprenda. Treine. Deixe que o presente viva sem o passado para atrapalhar. Confira então sete dicas de como perdoas alguém.
Como perdoar alguém?
- Para perdoar, deixe para trás o ressentimento Aceite que o que está feito, está feito. Reflita, entenda a magoa e livre-se dela.
- Entenda o que realmente aconteceu. Não existe nada que aconteça sem uma causa. Entenda o que as outras pessoas sentiam no momento. Se coloque no lugar delas.
- Pensa nas coisas boas. Tudo tem um lado positivo. Reveja eles e coloque em uma balança. Será que perder isso vale a pena? Talvez perdoar seja o melhor caminho.
- Converse. Não existe jeito mais eficiente de entender o que está sentindo e o que ocorreu que não seja conversando. Trocar essas ideias pode te ajudar a entender os possíveis caminhos. Escutar também ajuda na hora de tomar as decisões e perdoar.
- Entenda o tempo de cada um. Se ainda existe uma rusga, talvez seja por causa do tempo. Talvez seja por ainda ser cedo demais para ignorar o que já aconteceu. De tempo ao tempo, reflita e leve em conta as decisões e mudanças que o tempo dita.
- Saiba colocar seus sentimentos para fora. Se você sente alguma coisa, deixe isso transparecer. Fica mais fácil entender o que está sentindo se você não esconder nada. Na hora de perdoar, quanto mais claros forem seus sentimentos, mais fácil de você lidar com eles.
- Tenha compaixão. Talvez a pessoa tenha errado e te magoado, mas ela precisa viver com isso, assim como você. Sem compaixão isso pode ser apenas esquecido e nunca se transformar em uma lição para ambos os lados.