Menu fechado

Como fazer um plano de desenvolvimento pessoal!

Como fazer um plano de desenvolvimento pessoal!

Um plano de desenvolvimento pessoal pode fazer toda diferença para sua vida profissional. As empresas buscam hoje pessoas que tem a capacidade técnica, mas que também tem, a seu favor, a capacidade emocional de entender a si próprio.

É preciso traçar um planejamento onde você saberá exatamente onde estará daqui a alguns dias, semanas e até anos. Quanto melhor você sabe onde irá pisar, mais segurança e capacidade você terá de encarar os desafios e aproveitar as possibilidades.

Reconhecer a si mesmo, seus defeitos e qualidades, lidar bem com seus sentimentos e emoções, tudo conta para você planejar seu lado pessoal e isso refletir no profissional.

Plano de desenvolvimento pessoal

Um dos pontos mais importantes desse planejamento é o alinhamento de suas expectativas. Você não tem um bom plano se não sabe onde irá chegar e, muito menos, se não consegue traçar metas e objetivos que sejam possíveis de serem realizados.

É preciso saber onde você está, com o que conta e o que será preciso fazer e mudar para alcançar esses objetivos. Você só se desenvolve, quando sabe os pontos que necessitam de mudança.

Por isso é tão importante mapear as competências que você já tem. Valorizar seus pontos fortes e contar com eles para dar cada passo. Um plano possível de ser seguido precisa contar com aquilo que você tem de melhor.

Plano de desenvolvimento individual

Mas mais importante de tudo isso: desafie-se. Olhe para frente e enxergue possibilidades de crescimento e nunca se deixe estagnar. É preciso que seu planejamento conte com isso, com tirar você do lugar e te levar para patamares maiores.

Suas metas e prazos devem servir de inspiração e motivação. É preciso olhar para elas e enxergar a novidade e o prazer de mudar, de entender que nada é impossível e quando você planeja seu desenvolvimento pessoal, não existe voo alto demais para suas ambições.