Muitas vezes, diante dos conflitos e relacionamentos desgastados é preciso fazer algo para salvar aquilo que já foi construído. Nessas horas, a terapia conjugal surge como uma opção que pode ser considerada uma das mais eficazes.
Não só isso, adicionar a ela a possibilidade de desenrolar esse novelo de dificuldades através da constelação familiar pode salvar qualquer relacionamento e ajudar ambos os lados a descobrir que nem tudo é simplesmente um problema do presente.
Confira então cinco benefícios que a constelação familiar pode trazer na terapia conjugal.
Os benefícios da onstelação na terapia conjugal
- A constelação te ajuda a enxergar tudo através de outro ponto de vista. Expande sua verdade.
- Quando você participa da constelação do outro, percebe que a família dele não é pior ou melhor, é apenas diferente.
- Você percebe a força e a influência dessas famílias e entende que nem tudo é culpa da pessoa, talvez seja apenas um reflexo do jeito com que tudo foi montado. Entendendo onde estão as falhas, tudo fica mais leve.
- Você sai do lugar comum de “cada um tem defeitos” e deixa de banalizar a relação. Enxergar o passado te ajuda a entender que o presente é muito mais complexo e detalhado.
- Quando você entende a força de sua família, consegue escolher somente o que é bom para trazer para sua vida e seu relacionamento.
Faça terapia conjugal e familiar
Mas o mais importante disso tudo é entender que ninguém vem do mesmo lugar. São experiências, valores, questões e visões de mundo diferentes e que devem ser levadas em conta quando a ideia é fazer com que tudo funcione.
Não adianta achar que a união de duas pessoas precisa transformá-las em um mesmo organismo. Equilibrio é fundamental e isso só acontece quando se entende que é preciso entender os dois lados para que isso funcione.
Portanto, aposte na terapia conjugal para salvar seu relacionamento, e faça da constelação familiar uma possibilidade de ajudar nesse processo.